sexta-feira, maio 11, 2007

Uma "lição" de jornalismo, vinda de Timor - Leste


A propósito das recentes eleições presidenciais etm Timor-Leste, não quero deixar passar a oportunidade de aconselhar uma visita ao blog Timor Online - Em directo de Timor-Leste.
O autor e editor desse blog, supostamente jornalista (assina como Malai Azul; desconheço a identidade verdadeira) nunca escondeu a sua simpatia pela Fretilin. Aliás, em diversos artigos, não se limitou a transmitir a notícia (com o rigor que se exige), mas acrescentou a sua opinião - deixando sempre visível a linha de fronteira entre o que é notícia e o que é opinião.
Procurem bem no referido blog: há por lá diversos exemplos do que acabei de referir.
E, por último, mas não menos importante, "Malai Azul", apoiante confesso da Fretilin, não veio (até ao momento) apresentar "desculpas esfarrapadas" para a derrota eleitoral do seu candidato.
É um exemplo de como o jornalista pode ser politicamente empenhado e continuar a ser jornalista.
Oxalá aprendessem com ele, aqui em Portugal!

A.V.

2 comentários:

Luis Eme disse...

Oxalá...

Debaixo do Bulcão disse...

Claro que o autor do blog agora (3 dias depois de eu ter escrito o artigo) já veio "defender a sua dama", transcrevendo artigos de opinião sobre o suposto (bem, eu penso que mais que suposto...) condicionamento das eleições, que terá contribuído para a vitória de Ramos Horta. E até aí tudo bem. Eu já disse, e repito: o jornalista tem todo o direito a espressar a sua opinião e a identificar-se com a opinião dos outros. Não pode é confundir jornalismo com propaganda. Não pode, enquanto jornalista, "esquecer-se" de ouvir os que defendem posições diferentes da sua.
E, mais uma vez, parece que não é esse o caso no referido blog. A sério: acho que está a ser mesmo um caso exemplar.

E, mudando de assunto: estou quase capaz de apostar que, com ou sem "interferências" externas, a Fretilin vai vencer as eleições legislativas.
Não acreditam?

A.V.