sexta-feira, maio 11, 2007

Ora, sejam muito bem-vindos a...

Santarém!




Sim, Santarém!
Santarém, no Município do Pará, na Amazónia.
Santarém, sim, no Brasil!

É por isto que eu gosto cada vez mais da internet!!!

Passo a explicar.
Andava a fazer pesquisa para complementar os dois poemas de Oscar Niemeyer que estão publicados no Debaixo do Bulcão (já foram lá espreitar?) e, não me lembro como, nem porquê, encontro um blog sobre a cidade de Santarém, com diversa informação sobre o local e, também, poemas de autores "santarenos", tais como este:

Labor

Meu poema chora
Chora porque demora,
a luz dos versos.
Um grito
Um anúncio
Um Prenúncio
São versos derramando
Poema choramingando, choraminguando, fases do poema.
Sons rastejando as páginas, paredes do ventre,
Rastros, passos para adentrar a selva
Conhecer o mundo
Poema é seiva que escorrer no outro

O poema luta
Lutas
Luas
Vozes tuas
Gritos do poema
Sons dissonantes,
Lágrimas que não servem
Não constroem poema
Esforço de corpo, corpus, aos poucos, o poema, aos versos, aos berros de quem quer sair
Entrar na glória da leituras, releituras das construções,
desconstruções,
da sobrevivência,
o sentir sempre, a abstração do poema
O grito
inocência na culpa de ser
Ser o que não é
E querer ser.
Ser
Poesia é Floresta densa
Intensa
Tensa tensa
Inspiração é conspiração da poesia
escrever é apagar pegadas,
Rascunhar versos
Refazer os versos
Lamber os versos
Luta vã de Drummond!!??

O poema chora
Chora porque demora, a luz dos versos.


Neucivaldo Moreira, poeta santareno.

Pronto, que mais dizer sobre o assunto?
Olhem, aproveitem para visitar virtualmente a cidade (fotos aqui) e depois os arredores deste Santarém. Por exemplo, Almeirim, Alter do Chão, ou mesmo Óbidos.

Eu não digo mais nada. Estas coisas deixam-me comovido. Portanto, retiro-me antes que comece a sair pieguice...

2 comentários:

Unknown disse...

salve, obrigado pelo comentário sobre meu poema. A nossa Santarém é também maravilhosa. Precisas conhecer. Pisar na terra. Estarei aqui. Temos casa em Alter do chão, lugar maravilhosa. Para conhecer outros poemas vá no meu site: www. neucivaldo.com.br e terás além de alguns poemas meus, outros de poetas santarenos artes.

Forte abraço, felicidades.

Neucivaldo Moreira - amazônida

Debaixo do Bulcão disse...

Hei-de visitar o seu site, quando estiver com mais tempo.

Um abraço!


A.V.