quarta-feira, maio 16, 2007

Atenção, que vai ter início mais uma edição do Festival de... Cans?

Pois é! Festival de Cinema de Cans!

Cans é uma localidade com cerca de 500 habitantes, localizada no concelho de O Porrinho - que fica aqui mesmo ao lado, na Galiza. E é nessa insignificante aldeola que, desde 2003, um grupo de cinéfilos realiza o Festival de Curtas Metragens cujo programa pode ser consultado em www.festivaldecans.com.
Este ano (coincidindo, como sempre, com datas do Festival de Cannes - não me perguntem porquê...), o festival apresenta, por exemplo, e só para abrir o apetite, "Coffee and Cigarrettes", de Jim Jarmusch.

Estão convidados: vão até lá e, como eu não posso ir, contem-me depois como foi.

Enquanto nós, portuguesinhos, ficamos no nosso cantinho a lamuriar-nos e a choramingar por sermos tão pequeninos, tão perifericozinhos e tão pobretanas a nível cultural - ...ai ai... - os nossos vizinhos galegos agarram em meia dúzia de projectores, montam salas de cinema improvisadas em barracões campestres, mostram o seu cinema, divertem-se, promovem a sua terra e ainda ganham uns trocos com isso.


E nós, coitadinhos práqui a queixar-nos e... Mas espera aí, temos o Cristiano Ronaldo, e a selecção... epá!, afinal somos mesmo bons!!! Aliás, somos os maiores do mundo!!! (Ou como, diria alguém que conheço - "pois pois, o esquizofrénico sou eu...")

Mais sobre este "invento":
apeneira.com
La voz de Galicia
Academia Galega do Audiovisual
Mais Ala
Abuse Magazine

e vídeos, em
www.youtube.com/watch?v=FkSmwdzBy5U
www.youtube.com/watch?v=mzyf6Cr9BVc

Sem comentários: