quarta-feira, maio 02, 2007

No melhor pano cai a nódoa

No meio da pobreza franciscana que são as publicações de distribuição gratuita (ou a 0,01 euros, o que é a mesma coisa) que têm vindo a proliferar por aí, salvam-se algumas excepções (raras e honrosas, apetece-me dizer).
É o caso do Jornal da Região, que melhorou bastante desde que eu o conheci (também não era difícil...), tanto que agora até faz boa figura junto da "concorrência" (mas com a concorrência que existe, basta não se ser muito mau para fazer boa figura, não é...?).
Mas a "honrosa excepção" de que eu vos quero falar agora é o Notícias de Almada.
Ou seja, este jornal

que tem como chefe de redacção o conhecido (nos meios da imprensa local) Fernando Fitas, e conta também no seu corpo redactorial com os jornalistas e/ou colaboradores Cátia Rodrigues, José Pina e José de Freitas. Vai no segundo ano de publicação e a edição a que me reporto é a número 98, de 27 de Abril de 2007.
É, portanto, um jornal já crescidinho.
Tão crescidinho, tão crescidinho, que já devia ter aprendido a evitar inserir na primeira página "bacoradas" como a que se segue:

É pena.
Mas, como digo no título em epígrafe, no melhor pano cai a nódoa.
E não será isso que me vai impedir de continuar a ler, com a atenção devida, esse órgão de comunicação social local. Órgão que, pelo menos, "meche" as águas do pântano jornalístico em que, desgraçadamente e para mal dos nossos pecados, se tornou a comunicação social local e regional deste nosso Portugal, nestes anos mais recentes.
(O que é que foi, não posso dizer também umas frases assim a atirar para o neo-pseudo-grandiloquente?... Porquê, isso não é linguagem jornalística? Pois não. E daí?)

António Vitorino

3 comentários:

Luis Eme disse...

Há quem tenha a mania de dizer que "temos o que merecemos", para quase tudo... claro que é um lugar comum errado, nós almadenses, mereciamos ter um jornal melhor, que esses dois exemplos de jornalismo meramente comercial.

Debaixo do Bulcão disse...

Caro Luís, não estou completamente de acordo.
Marecíamos ter um jornal melhor? Está bem.
Mas não considero que o Notícias de Almada seja mau. Pel menos, não o será se comparado com a tal pobreza generalizada da comunicação social que se faz hoje em dia (e agora não me estou a referir apenas aos órgãos locais e regionais).

Vitorino

Luis Eme disse...

Eu considero o "Notícias" um jornal banal, Vitorino.
Tem quatro ou cinco páginas de notícias, o resto é opinião e publicidade. Além disso há um exagero de "notícias felizes", para que a situação económica do jornal se mantenha equilibrada...
Almada merece muito mais.