sexta-feira, junho 15, 2007

Mais um jornal regional e, a talhe de foice, homenagem a José Augusto

Como já devem ter percebido pelo título, este vai ser um artigo "dois em um".
Primeiro, deixem-me que vos diga que estou muito satisfeito por ver que a imprensa regional (pelo menos a da península de Setúbal) está a atravessar uma fase de grande dinamismo. Corrijam-me se estiver enganado, mas parece-me que nunca existiram tantos títulos em circulação aqui na nossa zona.
Quanto à qualidade... Pois, isso já é outra conversa...
Há "bons" e "maus" exemplos de jornalismo, neste "renascimento" da comunicação social regional. Mas (para minha surpresa) a tendência parece ser para elevar o nível (a qualidade) do "produto".
Eis mais um exemplo: o semanário Margem Sul, editado no Barreiro - que acabo de conhecer, num café aqui em Almada. O jornal não é propriamente novo (a edição a que me reporto é a 29, de 8 de Junho de 2007), mas é ainda relativamente desconhecido neste que é (ainda e por enquanto) o concelho mais populoso da margem sul.

Ora, isto pode suscitar algumas reflexões sobre a dificuldade (crónica...) que a imprensa regional tem para se afirmar (uma coisa é existir e sobreviver; outra, bem diferente, é conseguir afirmar-se junto do público). São os problemas de distribuição, a dificuldade em fazer os jornais chegarem às bancas e, depois, a dificuldade suplementar de convencer o proprietário (ou concessionário) da banca a exibir o jornal (no tempo em que eu trabalhava no Sul Expresso - já lá vão dez anos - diziam, nas bancas, que "o jornal não vende"; mas como o poderiam saber, se nem sequer o exibiam?).
Será talvez para tornear esse problema que agora é moda "vender" o jornal a 0,01 cêntimos (e apesar de ser uma boa ideia, tenho a certeza que um dia ainda nos vamos rir desta "esperteza saloia"... mas adiante). O que está, então a acontecer, é que o jornal (a 0,01 cêntimos, ou seja, grátis) "aparece" aos olhos do público em sítios... públicos, ou nas caixas de correio, como "publicidade" (caso do Jornal da Região e do Dica da Semana). Ou então - como foi o caso deste - num balcão de um qualquer café, ali à mão, pronto a ser consumido, assim, sem mais.
(Este sem mais não era piada a nenhum outro órgão de comunicação social local e/ou regional, tá bem?)
Temos, assim, imprensa regional distribuida gratuitamente, o que é óptimo para o consumidor.
Há, no entanto, um pequeno senão.. É que, se o leitor não paga a publicação... quem paga?
A publicidade? Mas a publicidade não chega para todos. (Além do mais, não estamos "em crise", como dizem os nossos mui queixosos empresários?)
Há outras fontes de financiamento? Mas quais são?
Não augura isto uma vida relativamente curta para muitas destas publicações?
Mas enfim, aproveitemos este "boom" da imprensa regional enquanto ele existe.

E a prometida "homenagem a José Augusto"?




(José Augusto, aqui na versão "cromo da bola",
envergando a camisola do Barreirense
- imagem retirada do blog
Cromos de Futebol Inesquecíveis)


Enfim, não sei se será exactamente uma homenagem.
É só para confessar que José Augusto é, na minha modesta opinião, um dos melhores jogadores de futebol portugueses de todos os tempos.
Fez parte da selecção que ficou em 3º lugar no Mundial de 1966. E foi campeão europeu pelo Benfica.
Mas isso todos sabem. O que talvez não saibam (os mais jovens) é que José Augusto era (principalmente no Benfica, talvez não tanto na selecção) um extremo cheio de talento... Um "artista", como hoje se diria.
Era o homem das fintas. Era o gajo que trocava os olhos aos adversários. Era um espectáculo!
E, nesse, aspecto, foi o antecessor de outros grandes jogadores, como (deixa-me lá ver se me lembro...) o Chalana, o Futre... ah, pois, e o Cristiano Ronaldo, e o Ricardo Quaresma, e o Simão Sabrosa quando joga pelas alas.
Não acreditam?
Epá, vejam os jogos do Benfica na RTP Memória (de vez em quando passam uns dessa época) e logo ficam a saber se tenho ou não razão.
Tudo isto vem a propósito da entrevista que ele deu a esta edição do Margem Sul. A entrevista até está feita um bocado às três pancadas (parece que foi editada à pressa, talvez já em fecho de edição, não é?).
Mas vale sempre a pena ler.
Ei-la:



PS: Há um jornal em Sesimbra, chamado Notícias da Zona, ao qual eu prometi dar atenção, até porque é dirigido pelo grande Tozé Ribeiro (fomos colegas no Sul Expresso e na Sem Mais). Não me esqueci. Fica para uma próxima oportunidade.


António Vitorino

Sem comentários: