terça-feira, setembro 11, 2007

Há 30 (e tal...) anos, dois acontecimentos históricos já "esquecidos"...

11 de Setembro de 1973
Santiago do Chile



Um golpe de Estado, liderado pelo general Pinochet de má memória, derrubava o governo (coligação de esquerda), legítimo e democraticamente eleito, presidido por Salvador Allende.
Neste golpe, apoiado pelos Estados Unidos da América (facto que é hoje incontroverso), o presidente Allende morre em combate, no assalto ao Palacio de La Moneda, onde se encontrava cercado pelos golpistas (de extrema-direita, diga-se, em abono da verdade).
Uma versão posta a circular na época referia (falaciosamente, como será fácil de entender..) que Allende se teria "suicidado com uma metralhadora que lhe foi oferecida por Fidel Castro".
Suicidado... com uma metralhadora??? Enfim!...
Qualquer semelhança com acontecimentos da actualidade talvez não seja pura coincidência. Digo eu...
Vejam a referência a este assunto, na Wikipédia:
pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Allende


12 de Setembro de 1977
África do Sul

Steve Biko, activista daquilo a que nas "democracias ocidentais" tanto gostamos de chamar "direitos humanos", era assassinado numa prisão de Port Elisabeth. O regime que, nesse tempo, vigorava na África do Sul (autodenominado "apartheid") tinha então a complacência (para não dizer o apoio)... de quem? Precisam que eu vos lembre? Não vale a pena, pois não?...
Qualquer semelhança com factos actuais talvez não seja pura coincidência. Digo eu...






(No vídeo de cima, Peter Gabriel canta, ao vivo, o seu muito famoso tema "Biko". Em baixo, o sul-africano Johnny Clegg interpreta "Asimbonanga" - um tema dedicado à luta anti-apartheid na África do Sul. Neste caso, em particular, a Nelson Mandela. Mas aqui a curiosidade suplementar é que, para bater tudo certo em termos de datas, esta música é do álbum "Thirld World Child", editado em 1997, e o excerto do concerto aqui reproduzido é de Junho deste ano... 2007. E, a propósito - e desculpem qualquer coisinha... - Johnny Clegg fez, numa já longínqua edição da Festa do Avante, um dos melhores concertos que me lembro de ter visto por lá. E olhem que eu vi muitos e bons concertos na Festa do Avante...)

Vejam a nota biográfica sobre Steve Biko, na Wikipédia:
pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko

2 comentários:

Luis Eme disse...

Pior que essas duas datas, foi o que veio depois, tanto no Chile como na Africa do Sul.

Tantas vidas que se perderam em nome da Liberdade!

Debaixo do Bulcão disse...

Concordo contigo, Luís: a História é um processo contínuo, não é feita apenas de "datas históricas", nem de acontecimentos relevantes. Há sempre "teimosos" que tentam corrigir as injustiças e cujos nomes e rostos nem chegamos a conhecer. No entanto, estas "datas históricas" dão-nos, pelo menos, pretextos para nos lembrarmos e, na medida do possível, aprendermos com o passado. Foi essa a minha intenção.

Vitorino