segunda-feira, setembro 03, 2007

Caríssimo amigo Doutor e/ou Engenheiro Abreu Santinho:

Como dizem os políticos, ora ainda bem que escolheu para tema da sua crónica A Estátua Que Tinha o Cu Virado Para o Central... perdão, o Monumento aos Perseguidos!
É que, dessa forma, dá-me o pretexto de que precisava para (demonstrando mais uma vez o quão vendido e desavergonhado sou, neste caso a este despudorado poder comunista que há mais de trinta anos anda a destruir a nossa tão martirizada cidade de Almada... blá blá blá blá blá blá...) colocar aqui no meu bloguezito a imagem virtual do que será futuramente a Praça do Movimento das Forças Armadas, ou do MFA (nome com que que, a propósito, foi rebaptizada para aí há uns trinta anos...).

Ei-la, a imagem:

Está a ver, caro Doutor e/ou Engenheiro?
(Esta imagem está na edição mais recente do Boletim Municipal, instrumento de propaganda que, com os impostos de todos nós, a Câmara de Almada faz chegar às caixas de correio dos martirizados munícipes... blá blá blá... exceptuando talvez os de zonas remotas – e eventualmente desafectadas ao Plano Director Municipal – como, por exemplo, o PIA, também conhecido como Bairro do Picapau Amarelo.)
Portanto, pode dizer à Velha Senhora que fique descansada, porque a estátua vai regressar e, provavelmente, até continuará de cu convenientemente virado para o Central.

(Ah, pois... porquê “a estátua que tinha o cu virado para o Central”, se até nem o tinha? Bem, isso são histórias das décadas de 70 e 80, quando a Câmara de Almada começou a colocar por aí obras de arte, algumas de estilo muito duvidoso - embora, na minha opinião, não seja o caso desta... – e os indignados munícipes se fartaram de protestar – porém debalde... – contra tão manifesto mau gosto. E agora defendem o que antes detestavam... Enfim... Pode ser que um dia eu tenha tempo, e paciência, para contar mais algumas coisas sobre este tão interessante e vasto tema...)


António Vitorino

Sem comentários: