quinta-feira, setembro 13, 2007

Guerra ao estacionamento em segunda fila??? E se for em terceira?!! E em quarta???

Cumprindo uma promessa feita, em tempos de campanha eleitoral, pelo seu actual presidente – o socialista António Costa - a Câmara Municipal de Lisboa declarou “guerra” ao estacionamento ilegal. (Olha, rima e é verdade!...)
Medida inevtavelmente polémica, mas que demonstra grande coragem por parte do autarca socialista, não é?
Pois, eu cá também penso assim! Parabéns à Câmara Municipal de Lisboa!
Mas... como justificar essa tão incómoda medida?
Ora vejam:


http://videos.sapo.pt/9GhytRnstovawYGZeO3r

Declarações do vereador Marcos Perestrello, da Câmara Municipal de Lisboa, ao Jornal da Tarde, da SIC (terça-feira, 11 de Setembro 2007):

Vereador: As pessoas estacionam nos lugares destinados ao estacionamento. Quando o estacionamento é em segunda fila, necessariamente há uma primeira fila. E essa fila é uma fila destinada a estacionamento. Não havendo lugares para estacionar nessas zonas, as pessoas devem dirigir-se ao parque de estacionamento mais próximo.

Jornalista: E se não houver parque de estacionamento?

Vereador: Há parques de estacionamento em todas estas zonas da cidade. Não havendo lugar para estacionar, as pessoas não podem levar os carros para as zonas onde não há lugares para estacionar.

Jornalista: E se não houver transportes públicos?

Vereador: A cidade é coberta por transportes públicos em toda a sua área.


Ora bem!
Eu imagino o escândalo que seria se isto fosse dito por um vereador da Câmara Municipal de Almada!
Só não caía logo o Carmo e a Trindade porque não os temos... Mas tenho cá um palpite de que cairia, pelo menos o Morro de Cacilhas e talvez uma coisita ou outra lá para as bandas do Centro Sul!...

E, no entanto, em Almada temos, nesta matéria de carros mal estacionados, situações bem mais flagrantes do que aquelas mostradas na reportagem da SIC.
Ora vejam:


Cacilhas, 13 de Julho, às 20h09. Não duas, nem mesmo três filas de estacionamento (conseguem contá-las?)... Algo que é habitual, há muito tempo, aliás...


Avenida Nuno Álvares Pereira, 21 de Agosto, 16h02. Lugares de estacionamento (com parquímetro, pois...) desocupados.


Avenida Nuno Álvares Pereira, 21 de Agosto, alguns metros mais acima, 16h05. Carros estacionados em cima do passeio. Algo que, aliás, é costume há muitos anos, naquele local.


Alguns metros ainda mais acima, 21 de Agosto, 16h07. Mais carros em cima do passeio. O costume...


Ainda no mesmo dia, às 16h38, numa rua perto do Parque Urbano (conhecido como A Relva). Desculpem lá, não me lembro do nome da rua... Mas lembro-me, isso sim, que também neste local o estacionamento em cima do passeio é coisa tão “banalizada” que já ninguém se queixa.


E esta é no dia 4 de Setembro. Mas pronto, aqui é já numa zona onde decorrem as obras do metro, e...
Espera aí, como é que eu não me lembrei disso antes!? Caramba, sou mesmo distraído!..
É que, em Almada, por causa daquela aberração que vai retirar o trânsito da cidade não temos locais para estacionar, coisa que não acontece em Lisboa, onde até foram acabando com as linhas de eléctrico, e tal...
É isso, não é?
Pois, deve ser. Só pode!...

2 comentários:

wiguelnuno disse...

Deixa lá Vitorino, não faz mal. O MST vai ser tão bom a cidade que a malta, só para ter o prazer de andar nele mais um bocadinho, vai toda estacionar os carros à Trafaria.

wiguelnuno disse...

leia-se: "vai ser tão bom para a cidade".