quinta-feira, agosto 02, 2007

E então,

como isto é um blogue sério, que tal falarmos de coisas sérias?
Sim, é verdade que a autarquia anda por aí a deitar abaixo tudo o que é árvore na zona de obras do Metro Sul do Tejo (MST). E é verdade que podia, pelo menos, dar algumas explicações aos munícipes, não é?
Tipo: isto é mesmo necessário? Porquê, não havia outra solução? E como será requalificada
aquela zona? Vai ter mais árvores? Mais equipamento? Mais espaços verdes?Deviam esclarecer isto, não deviam? Pois é!
Mas, esperem aí... por acaso alguém perguntou?Eu até agora tenho visto (na praça pública, pois é disso que aqui se trata) muito barulho à
volta desta história das árvores... mas ainda não vi ninguém preocupar-se em exigir, por
exemplo, que o quiosque "plantado" no Largo Gabriel Pedro - e que serve, supostamente, para exibir esse tipo de informação - abra ao público e revele, finalmente, os até agora
insondáveis mistérios que todos desejamos desvendar.
Ou não desejamos?
Eu cá já começo a duvidar de tudo!...
Por exemplo: muito se falou do suposto incumprimento por parte da Câmara de uma promessa que fez sobre a transferência de árvores para o Parque da Paz. E eu, armado em parvo, também alinhei no coro de protestos... Mas não é que a Câmara, afinal, até tinha explicado muito bem aquilo que ia fazer?Não acreditam?Então leiam! Está aqui! Nas páginas de um Boletim Municipal!






Ora bolas!
Então e (deixem-me lá chover no molhado, pronto!...) isto é só derrubar árvores, só derrubar árvores?... Quer dizer, não vai haver mesmo mais espaços verdes? Vai ficar tudo pior?...




Bem, ou a minha memória já não é o que era, ou esta zona da Cova da Piedade, ainda há pouco tempo, não passava de uma ribanceira semeada de ervas daninhas!



Não era?
E agora, não tem novos equipamentos? Não tem espaços verdes?
E não tem árvores? (Está bem, são ainda pequeninas... mas as árvores são como o sentido de humor: não crescem de um dia para o outro.)
Ah, é verdade: e será que estas árvores provocam, ou não provocam, alergias? É que eu lembro-me (se a minha memória não me engana, já se sabe...) de algumas campanhas que se fizeram ainda não há muito tempo para "obrigar" a Câmara de Almada a deitar abaixo uma certa quantidade de plátanos e choupos. (E a Câmara fez isso mesmo,e anunciou no Boletim Municipal que iria substituir essas espécies por outras, mais amigas dos indignados munícipes...) Então, há meia dúzia de anos esses vegetais eram "maus" e agora, de repente, passaram a ser os "bons"?
Eu já não entendo nada!Estas obras são, como se tem dito, um filme de terror assim tão arrepiante?
Se calhar... Mas então, não andamos a ver o mesmo filme.
É que eu cá tenho andado a ver outro, que se chama "Socorro! Falta-me o ar e ainda me dá uma coisinha má se não posso mais trazer o carro para o centro da cidade e de preferência estacioná-lo mesmo em frente à porta de casa ainda que isso signifique metê-lo em cima do passeio e os peões que circulem pela avenida se quiserem porque é para isso mesmo que ela serve".
Mas descansem. Este filme (como o próprio nome indica, aliás) não é de terror: é apenas uma pequenina comédia. E daqui a algum tempo já ninguém se vai lembrar dele.
Agora um PS (que, como já vos expliquei, não significa Partido Socialista, mas sim post scriptum) para os dois elementos da actual vereação que eu conheço, e de quem sou amigo
desde os anos 80 do século passado (embora não nos encontremos há anos o que, para o caso, até é uma vantagem): Então, pessoal, estão a ver como eu só digo bem da Câmara? E ainda há por aí quem me considere um vendido desavergonhado!... Só que, vejam lá, isto de falar bem só por falar... como dizem os brasileiros, não dá! Eu quero ver é guita! Até porque,
ultimamente, o principal financiador deste blogue (consta por aí que é o Bin Laden, e eu ainda não desmenti...) tem andado a baldar-se às suas obrigações.

Bem, eu estou para aqui a falar, mas sei de antemão que este apelo vai cair em saco roto.

Afinal, quem pode confiar numa Câmara Municipal gerida por energúmenos que não gostam de árvores?

Sem comentários: