sexta-feira, março 02, 2007

Bento

Assim, sem que nenhum de nós esperasse, desaparece o grande Manuel Galrinho Bento.
O Bento! Guarda-redes do Benfica e da Selecção Nacional.
Para os mais novos, que nunca o viram jogar, digamos que tinha o virtuosismo e a espectacularidade de um Ricardo Quaresma ou de um Cristiano Ronaldo e a persistência, capacidade de trabalho e talento de um Luís Figo.
Só que, ainda por cima, era guarda-redes!


Manuel Galrinho Bento
(25 Junho 1948 - 1 Março 2007)

Nota biográfica, na Wikipédia:

pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Bento





PS: O Bento foi um dos meus "ídolos", desde um inesquecível jogo do Benfica contra o Torpedo de Moscovo, lá para os anos 70. Jogo que acompanhei via rádio (nesse tempo as transmissões televisivas eram mais raras e, na rádio, sem qualquer recurso a imagens, a emoção era diferente). Na Luz, as equipas tinham empatado. Já em Moscovo no estádio do Torpedo, o Bento não só defendeu tudo o que havia a defender (o jogo terminou empatado a zero) como ainda defendeu penaltis e marcou o penalti decisivo (lembram-se do Ricardo no Euro 2004? pois, foi mais ou menos a mesma coisa, só que o Bento não tirou as luvas).
O Bento foi também o meu modelo enquanto guarda-redes.
Sim, eu sei que vocês, os que só me conhecem agora, não acreditam, mas eu fui guarda-redes. E não devia ser muito mau, visto que os que jogavam contra mim me chamavam Dassaev (alusão a Rinat Dassaev, famoso guarda-redes soviético, do Spartak de Moscovo e da respectiva selecção). Claro, chamavam-me assim para "gozar" com as minhas referências político-ideológicas. Mas isso era antes do jogo. Depois, os que me defrontavam deviam chamar-me outras coisas.
Modéstia à parte... eu era bom, e o Bento era o meu ídolo!

António Vitorino

2 comentários:

Luis Eme disse...

E esta? O grande Vitorino era o "Dassaev" lá da rua... que ainda não era Gallo, mas sim "franguito"...

Conheci o Bento e ele era realmente um guarda-redes extraordinário, principalmente a sair dos postes.

Embora seja benfiquista sempre apreciei mais o Damas, por ter mais elegância e ser mais felino. Foram dois guarda redes fabulosos, da mesma geração, aos quais os vulgares Ricardo e o Quim, ficam-se apenas pelos seus calcanhares...

Ironia das ironias, partiram ambos, cedo demais, para o outro lado...

Debaixo do Bulcão disse...

Era o Dassaev do rink (ou ringue, como também se dizia?) do Pombal (Cova da Piedade...). É que eu jogava futebol de salão (ou de 5, agora as regras são diferentes, enfim...). Mas lá que era bom, era... desculpem a franqueza e a imodéstia.
E sim, o Bento era a minha referência. Embora, está bom de ver, as técnicas sejam diferentes, porque o jogo também o é, e das balizas então nem se fala...
Quanto ao "franguito"... não respondo a "bocas da reacção"

Vitorino :)