domingo, dezembro 28, 2008

O Ritz Clube, antes de eu o ter conhecido...



O Ritz Club foi, durante anos, das mais míticas salas de espectáculo de Lisboa. Localizado na Praça da Alegria (perto do local onde hoje está o Maxime e mais perto ainda da sede da Federação Portuguesa de Futebol), o Ritz Club era um dos locais carismáticos do "bas-fond" lisboeta... Até que, nos anos 80, um tal de Vitorino Salomé (o famoso cantor, alentejano do Redondo) se interessou pela sala e, com uma pequena ajuda dos seus amigos, resoveu transformá-la em local "de culto", mas para outro tipo de público.


Foi nessa altura que outro Vitorino (pois: eu) a descobriu.

"As" descobriu, aliás: porque o Ritz Club era não uma mas duas salas. Num primeiro piso, um sítio mais recatado (digamos...) e, mais acima, a sala de espectáculos propriamente dita, com plateia de mesas - muito ao estilo "cabaré" - e um balcão e tudo.

Foi lá que vi, pela primeira vez, um concerto dos Ena Pá 2000 e... E não vou falar disso agora. Porque este artigo é sobre o Ritz Clube, mas antes de eu o ter conhecido.

Aqui ficam, então, excertos de uma reportagem feita pela revista Contraste, na sua edição número 3, em Abril de 1986:






E que tal uma página no MySpace sobre o Ritz Club? Sim, existe mesmo uma página no MySpace sobre o Ritz Club! Felizmente:
É aqui:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=303114256

Sem comentários: