terça-feira, dezembro 22, 2009

Um círculo de poesia, em Moura


Regressei a Moura, para visitar amigos e fazer a apresentação do meu livrito, O Ciclo da Serpente - premonições deveras líricas. Na Sala da Salúquia (Teatro Fórum de Moura), dia 19, sábado, à noite, aproveitando o acolhedor espaço da exposição/instalação "Objectos da Nossa Casa", de Andreia Egas, reunimos pouco mais de uma dezena de pessoas (alguns/algumas muito jovens!), para falar de poesia - e, principalmente, para ler poesia.




O lançamento do livro era só um pretexto. A ideia - bem concretizada, de resto - era lançar a semente para o que, esperamos, virá a ser um grupo de dinamização de Poesia naquela cidade. Jorge Feliciano, feito anfitrião, dissertou aos jovens sobre a importância do Debaixo do Bulcão (projecto que iniciei, em Almada, há 13 anos) e sobre o exemplo de "democratização dos meios de produção" (leia-se, neste caso, "edição" e "publicação") que tal projecto constitui.


Eu sou suspeito para avaliar se ele tem ou não razão. Mas espero, sinceramente, que o "exemplo" seja seguido, e que os "alunos" de Moura consigam (como é natural) vir a superar este "mestre" de Almada. Não "espero", apenas: estou, convictamente, convosco - e disposto a ajudar, sempre que necessário!


Avante, pois, jovens poetas!

Sem comentários: