sexta-feira, novembro 20, 2009

Os Pescadores da Costa da Caparica!


No fim de semana em que o Sporting joga com o Pescadores da Costa da Caparica (jogo de futebol para a Taça de Portugal), pareceu-me pertinente lembrar que o clube do concelho de Almada não tem esse nome por acaso. É mesmo porque a Costa de Caparica é uma terra de grandes tradições piscatórias.

A comunidade de pscadores da Costa tem também, desde os anos 80, a devida homenagem consubstanciada numa escultura. (Aliás, uma das mais interessantes obras de arte pública erigidas no concelho, durante aquele período - na minha modesta opinião).


Transcrevo, do site Almada Digital:

Escultura em bronze de Jorge Pé-Curto que homenageia a arte dos pescadores da Costa Caparica. Através da expressividade no rosto e no gesto das quatro figuras, o artista conseguiu transmitir a dureza, e também a poesia, de uma vida feita de pedaços de mar, lágrimas e muita coragem. A peça é assente sobre uma base em pedra, cuja forma sugere a proa de um barco.

Autor: Jorge Pé-Curto
Data da inauguração: 4 de Outubro de 1986
Localização: Cruzamento da Avenida 25 de Abril, da Rua Gil Eanes e da Avenida do Movimento das Forças Armadas, Costa da Caparica

Fonte: Portal ACD - Almada Digital

Sem comentários: