sexta-feira, novembro 06, 2009

A LATA CONTINUA?


Este PS almadense é inefável! Olhem o que eles inventaram agora: José Gonçalves, vereador reeleito nas listas da CDU, tem neste mandato a presidência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). Onde o senso comum (e os jornalistas eventualmente melhor informados) veriam uma "promoção" com vista à futura "candidatura" de José Gonçalves a presidente de Câmara, vê o PS cá do burgo uma penalização!

Leia-se o que dizem os "socialistas", citados pelo Notícias de Almada: «a CDU finalmente admite sacrificar» José Gonçalves!?

Trocando em miúdos, o que o PS parece querer dizer é que José Gonçalves portou-se mal enquanto presidente da ECALMA e, portanto, vai de castigo para os SMAS. No lugar dele fica Rui Jorge Martins (suponho eu que por ter maior paciência para aturar disparates de tamanho quilate... mas isto é só um palpite meu).

Ora bem. O PS sabe - ou devia saber, se até eu sei!... - que os argumentos que apresenta são falsos. Ou, dizendo de forma mais abreviada: são mentira! Ou, usando uma expressão popular: é preciso ter uma grande lata para dizer isso!

O que aconteceu, de facto, para que José Gonçalves passasse da ECALMA para os SMAS foi a necessidade de substituir o anterior presidente dos Serviços Municipalizados, Nuno Vitorino.

Este era o sexto nome da lista da CDU nas eleições para a Câmara de Almada, e não foi eleito.

Era preciso encontrar uma solução. Sugeriu-se a hipótese de a Nuno Vitorino ser confiado um cargo como o de administrador-delegado, mesmo não escrutinado pelo voto popular (o que - julgo eu - seria novidade na Câmara de Almada, embora seja prática comum em muitos serviços descentralizados da Administração Central). A maioria (relativa, está bem) CDU decidiu não o fazer. "Perdeu-se" um quadro competente e experiente no que diz respeito à gestão pública da água e saneamento básico. Mas, por outro lado, respeitou-se o mandato popular.

Havia, então, que escolher alguém com o "perfil" adequado para aquelas funções. Do lote de vereadores disponíveis, José Gonçalves parecia o mais indicado. Foi o escolhido. E muito bem, na minha opinião.

Na minha opinião, também, a ECALMA e o Plano de Mobilidade ficam muito bem entregues ao vereador Rui Jorge Martins. Pode o PS tirar o cavalinho da chuva: a mudança de vereador não implica mudanças substanciais na política seguida até agora nesta área do ordenamento do território urbano de Almada. A CDU não tem nenhuma intenção de reabrir ao trânsito automóvel as avenidas centrais da cidade. E ainda bem - porque a solução não passa por aí, mas pelo aumento do número de lugares de estacionamento, pelo incentivo à utilização dos transportes públicos e pela dinamização do comércio tradicional.

É isso mesmo que a Câmara de Almada tem vindo a fazer. E vai continuar. Digo eu, que em muitos anos de jornalismo nunca fiquei à espera que as notícias me fossem oferecidas de bandeja. Vocês, leitores deste blogue, acreditem em quem quiserem.

Sem comentários: