segunda-feira, outubro 12, 2009

O vencedor das eleições em Almada: PCTP/MRPP!!! (Vá lá, não se riam.... Ou preferiam que eu dissesse que foi o PS, para ter ainda mais piada?)


Em Almada, o PCTP/MRPP obteve uns espantosos 4,55% na votação para a Câmara Municipal. Resultado histórico em escrutínios autárquicos neste concelho. Com esta votação, o PCTP/MRPP foi o principal (para não dizer mesmo o único) responsável pela perda da maioria absoluta (e de um mandato) por parte da CDU.

Então, se o objectivo da "oposição" para estas eleições era tirar a maioria à CDU, e se quem o conseguiu fazer, na prática, foi o PCTP/MRPP - logo é esse o partido vencedor das eleições!


Elementar, meus caros!

Podem os "socialistas" tirar o cavalinho da chuva - desceram (mais uma vez!...) em votos e em percentagem - e agradecer aos camaradas do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado o facto de estes terem conquistado votos que, em circunstãncias normais, iriam para a CDU.

É habitual dizer-se, no futebol, perante resultados inesperados que "só foi surpresa para quem não viu o jogo". Ora neste caso, adaptando a lógica futeboleira a coisas mais sérias, podemos dizer que o resultado do MRPP só foi surpresa para quem não viu o boletim de voto.

E, para quem não é de cá, para quem não viu o boletim de voto, ou para quem viu mas não observou com atenção, (agora já vão tarde, amiguinhos...), eu explico.

Nos boletins para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia (pelo menos para a minha...) a lista que aparecia em primeiro lugar, no topo, era a da CDU: foice e martelo mais girassol. Nos boletins para a Câmara Municipal, aparecia em primeiro lugar o PCTP/MRPP (foice e martelo, só) e logo abaixo a CDU. Há muitos anos que há quem faça confusão com os símbolos - imagine-se, então, o que terá acontecido agora!

Eu já sei que, por esta altura, haverá leitores a acusar-me de ser falacioso e a dizer que estou à procura de desculpas para a "derrota" (que nem o foi, aliás...) da CDU.

Está bem. Então vamos lá a factos. Ou seja: aos números oficiais do escrutínio, para Câmara e Assembleia Municipal - disponíveis em http://www.autarquicas2009.mj.pt/ - e vamos comparar as votações para os dois órgãos, e compará-las, também com as de há 4 anos. É assim:

Câmara Municipal:

CDU: 38,67% 27.521 votos 5 mandatos
(em 2005: 42,32%; 28.799; 6 )
PS: 23,86% 16.984 votos 3 mandatos
(em 2005: 25,63%; 17.437; 3)
PSD: 15,42% 10.977 votos 2 mandatos
(em 2005: 17,58%; 11.959; 2)
BE: 7,81% 5.555 votos 1 mandato
(em 2005: 7,03%; 4.785; 0)
PCTP/MRPP: 4,55% 3.237 votos !!!
(em 2005: 1,39%; 948 votos)


Compare-se isto com oa resultados para a Assembleia Municipal:

CDU: 38.33% 27.247; 14 mandatos
(38.81% 26.406; 14)
PS: 25.59% 18.190; 9 mandatos
(26.47% 18.011; 10)
PSD: 16.22% 11.527; 5 mandatos
(17.54% 11.936; 6)
BE: 9.96% 7.078; 3 mandatos
(9.6% 6.534; 3)

(PCTP/MRPP não concorreu à AM em ambos os actos eleitorais)

Como dizia um ex-patrão meu, social-democrata e tudo (para variar um bocado), "contas são contas"!

Como dizia, na noite das legislativas, o líder máximo do PS e primeiro-ministro acabadinho de indigitar, "só não vê quem não quer"!

Houve uma óbvia transferência de votos da CDU para o PCTP/MRPP. Resultado: a CDU ganha a Câmara, desta vez sem maioria absoluta e perde um vereador para o Bloco de Esquerda. Dito de outra forma: ao BE cai-lhe um menino... perdão, um mandato ao colo sem que (bem vistas as coisas) tenha feito muito para o merecer.

Já na Assembleia Municipal, a CDU tem uma vitória inequívoca, ao passo que a "rosinha", mais uma vez, sai meio murcha. Depois de tantos anos a fazer política rasteira.

Parece que nunca mais aprendem, estes "socialistas" em Almada! (Mas provavelmente ainda vão cantar vitória - estou para ver se antes ou depois de dizerem que falaciosos são os comunistas!...)

Enfim, como dizia outro famoso "socialista" - é a vida!
Ou, neste caso, o voto dos eleitores.

6 comentários:

Debaixo do Bulcão disse...

Não estou a fazer nenhuma crítica gratuita ao BE. Quando digo que não fizeram nada para merecer o vereador, confesso que estou a exagerar um bocadinho. Fizeram, sim senhor: fizeram a sua campanha, e melhoraram resultados em relação ao que tinham conseguido em 2005. O que quero dizer é que, se não fosse o tal "desvio" de votos para o MRPP, o eleito seria o 6º da CDU e não o 1º do Bloco. Só isso.

Vitorino

Luis Eme disse...

Vitorino, até pareces o Santana Lopes a culpar "os comunistas" da sua derrota...

já agora também devias falar da subida do CDS, mais significativa que a do MRPP, até conseguiu a eleição de dois deputados municipais...

não te esqueças que em 2005 a eleição de um vereador para o BE ficou presa por menos de vinte votos...

Debaixo do Bulcão disse...

é verdade que tenho uma coisa em comum com o Santana Lopes: gosto de andar a pé!

:-D

Debaixo do Bulcão disse...

já no que diz respeito a números, não concordo contigo. todos temos tendência para os ler conforme o nosso ponto de vista. tipo se a falta foi dentro ou fora da área e se era ou não para cartão amarelo (ou vermelho).

neste caso, é verdade que o CDS subiu, mas por mérito próprio - e não foi retirar votos à CDU, contrariamente ao que aconteceu com o MRPP.

o MRPP subiu cerca de 300%. é uma subida muito significativa!

logo, não vejo como pode ser a minha análise entedida como "desculpa" para o resultado menos bom da CDU. é verdade ou não que grande parte daqueles votos iriam em circunstâncias normais para a CDU? e, se fossem, davam ou não para eleger o 6º vereador?

parece-me que sim, mesmo com o resultado do Bloco de Esquerda.

quanto ao BE, já admiti que não fiz a análise mais correcta no texto que escrevi. mas emendei e por mim é assunto encerrado.

até porque gosto mais de ver, na Câmara de Almada, 1 vereador do Bloco que meia-dúzia do PS (deste PS).

um abraço,

Vitorino

Luis Eme disse...

Vitorino,

Almada não é propriamente uma aldeia do interior, com uma alta taxa de analfabetização, para que as pessoas confundam a CDU com o MRPP...

Debaixo do Bulcão disse...

Então pronto, foi mesmo uma grande vitória do MRPP. Única no país. Não conheço outro concelho onde eles consigam 5,5%

Se assim for, qual é a admiração por eu dizer que eles são os vencedores desta eleição (em termos relativos)?

Parabéns a eles!

Vitorino