quarta-feira, agosto 26, 2009

Julgava eu que Almada era uma ditadura comunista... O Seixal é pior, livra!


Nas Festas de Corroios há um espaço destinado à propaganda política. O espaço é igual para todos (3 metros e meio de frente), mas o PS queria este ano um tratamento privilegiado (parece que precisava de um "stand" maior, com 6 metros de frente).

A organização da festa não fez a vontade aos "socialistas", e estes não foram de modas: em vez de uma banca política, montaram, no espaço que lhes estava destinado, um protesto cénico. Porque, afirmam, o PS foi «impedido de participar nas festas» pela «ditadura comunista» que governa o Seixal. Portanto, o PS participa só para denunciar que não o deixaram participar, certo? Pronto, está bem... quem sou eu para contradizer tal lógica?

Aqui está, então, uma imagem do festivo protesto "socialista", no espaço de 3,5 metros de frente, entalado entre as bancas do Bloco de Esquerda e do PCP (facto que devia ter qualquer coisa de simbólico, mas deixemos isso...), também elas com o mesmo espaço, e... Mas esperem aí, há qualquer coisa que não bate certo!

O PCP tem, além do espaço político, um restaurante com esplanada! E depois um bar, da JCP! O espaço político é igual ao dos outros, mas tem, além disso, também restaurante! E bar! E esplanada! É injusto, sem dúvida! Convenhamos que, hoje em dia, não se faz política que não passe pelo restaurante. Ou pelo bar...

Ok, começo a perceber a razão do protesto "socialista". Mas parece que há mais. Deixa cá ler o folheto que eles distribuiam à entrada do recinto (no lado de dentro, note-se) da festa na qual foram impedidos de participar pela "ditadura comunista"...


Portanto, pediram um espaço com 6 metros de frente, no dia 1 de Abril, e não obtiveram resposta... Adiante, para não cair na tentação de fazer piada com isso (os "comunas" também fazem piadas, de vez em quando...).

Como não lhes deram o tal espaço, não podem participar, nas festas de Corroios, com «o stand com que esteve em todas as festas do concelho, porque este tem 6 metros de frente» (esclarecimento para quem não conhece a zona: "este tem 6 metros de frente" refere-se, por estranho que pareça, ao stand do PS, não ao concelho do Seixal). Se o PS não tem espaço e não pode participar, a culpa é da "ditadura comunista" no Seixal.


Mais uma vez, a lógica é irrefutável. Vejamos: o concelho do Seixal é governado pelo "PCP/CDU" (sic); o PS esteve em "todas as festas do concelho" com o mesmo stand; mas em Corroios - freguesia do Seixal, também dirigida pelo "PCP/CDU" (sic), deram-lhes um espaço para stand de divulgação política igual ao que é dado aos outros partidos; portanto, o PS foi prejudicado pela Junta de Freguesia de Corroios, que não lhes cedeu o espaço pretendido - o que nos leva à conclusão que, não podendo o PS participar, em Corroios, com o stand que apresentou nas outras festas do mesmo concelho (governado pelo mesmo partido que tem a maioria na Junta de Corroios) foi prejudicado em Corroios mas não no restante concelho (onde apresentou sempre o mesmo stand que não pode apresentar agora em Corroios), logo, o Seixal (não Corroios) é uma "ditadura comunista"!


Brilhante silogismo! Nem Sócrates se lembraria dessa! (Um sofista desenrascado talvez, mas Sócrates não me parece...)


É claro que eu estou a brincar com coisas eventualmente sérias. Não sei qual era o stand com que o PS participou "em todas as festas do concelho". Teria restaurante? Bar? Esplanada? Ou outra coisa qualquer - algo politicamente relevante, por exemplo - que justificasse um tratamento diferenciado relativamente aos outros partidos que participam este ano nas Festas de Corroios? Eles (PS) não explicam e eu, que não sou bruxo, não consigo adivinhar.

Fico, no entanto, mais descansado por ver que o PS considera existirem, em todo o mundo, apenas duas "ditaduras comunistas" - a saber: Coreia do Norte e Seixal. Pensava eu que Almada fazia parte desse eixo do mal. Mas pronto, parece que afinal não faz. «Ditaduras comunistas só na Coreia do Norte e Seixal», afirma o PS. Ora, se o PS o diz... Uf, que alívio!

4 comentários:

Debaixo do Bulcão disse...

Entretanto, o PS protestou junto da Comissão Nacional de Eleições (CNA) por se considerar discriminado na atribuição do espaço, relativamente ao que foi cedido à CDU (e ao PCP e à JCP).

Outra atitude "socialista" que me deixa perplexo!

Então o PS considera que aquilo é um espaço de campanha eleitoral?

Há stands de partidos políticos nas Festas de Corroios todos os anos (não apenas neste ano de eleições). E não estamos, ainda, em tempo de campanha eleitoral (estamos em tempo de pré-campanha, o que não é bem a mesma coisa).

No entanto, a CNA avaliou a queixa apresentada pelo PS.

E deliberou.

Aqui fica a deliberação (ou melhor: parte dela), tal como a encontrei num blogue do PS-Seixal:

«Face a tudo quanto exposto, afigura-se que a atribuição de um espaço de propaganda à coligação de partidos CDU e outro distinto ao PCP é susceptível de colocar em crise o princípio da igualdade de oportunidades e de tratamento entre as diversas candidaturas, porquanto a candidatura do PCP aos diferentes órgãos das autarquias locais será apresentada pela CDU, coligação formada pelo PCP e pelo PEV.»

em
http://rumoabombordo.blogspot.com/

O PS considera que a CNA lhe deu razão. Mas deu mesmo? Enfim... Em período oficial de campanha eleitoral, talvez.

Mas, como é óbvio (e já o referi) não é disso que se trata.

Debaixo do Bulcão disse...

Onde se lê CNA leia-se CNE. Peço desculpa

Rita disse...

Pequena observação, note-se que no canto inferior direito da imagem apresentada pode ver-se uma bandeira do bloco de esquerda. Lá se vai a teoria da ditadura comunista, é pena.

Debaixo do Bulcão disse...

Pois é. E para estragar ainda mais essa teoria da ditadura: além do BE, também o PSD e, se não me engano, o CDS tinham stands nessa festa, também perto deste do PS! Não tinham era acorrentados: tinham propaganda política.