sexta-feira, agosto 28, 2009

Onde pára a polícia? E a ECALMA, já agora?




Existe em Almada uma zona pedonal - relativamente pequena e que, para zona pedonal, até aceita muitas excepções: podem passar por lá viaturas de emergência (tipo polícia ou bombeiros), transportes públicos (autocarros e táxis, além do metropolitano de superfície), e viaturas devidamente autorizadas (por exemplo, residentes ou, suponho eu, pessoas que vão levar e/ou buscar alunos ao Externato Frei Luis de Sousa).

Estas imagens foram captadas em Agosto, numa segunda-feira (dia 24) durante a tarde. Mas podiam ter sido captadas em qualquer outro dia, de qualquer outro mês. Porque a cena repete-se: carros a passar, indiscriminadamente, pela "zona pedonal" de Almada. Normalmente seguindo atrás de autocarros dos TST (esperteza "saloia" tipo vamos lá ver se passo despercebido atrás deste...). Mas, muitas vezes, de forma mais afoita - e desrespeitando, descaradamente, os peões - passa-se por lá, assim, sem mais, como se não existissem regras...

Haverá, no entanto, a possibilidade de serem isto viaturas autorizadas? Que eu saiba, não. Não vejo nada (nunca!) que os identifique como viaturas de emergência, transportes públicos ou residentes (deviam ter um dístico a identificá-los, não?). E não devem ser, também, pais ou encarregados de educação dos alunos do Frei (era Agosto, e em Agosto não há aulas, certo?).

Quem passa de carro pela "zona pedonal" de Almada, sem estar devidamente autorizado, desrespeita os peões. Mas, além disso, comete uma ilegalidade, punível de acordo com as leis do país e os regulamentos do município.

Há uns tempos atrás, um grupo de jovens decidiu manifestar-se contra o tráfego automóvel na "zona pedonal" de Almada (a favor da legalidade, portanto) e foram reprimidos pela polícia. Agora, muita gente desrespeita a legalidade e não aparece a polícia... já nem digo para os reprimir mas, pelo menos, para prevenir que tal aconteça. Porquê?

Que se passa?

E, já agora: a empresa municipal que, supostamente, regula o trânsito - a ECALMA - faz o quê? Suponho que não podem mandar parar estes automobilistas espertalhões... Mas não podem, pelo menos, dizer à polícia que estas coisas estão a acontecer impunemente, todos os dias e a toda a hora?

Sem comentários: