sábado, outubro 25, 2008

Música Moderna em Almada (retrospectiva, 1995-2008) - exposição na Biblioteca Municipal


Há uma exposição sobre as bandas de "música moderna" almadenses, sobre o Concurso de Música Moderna de Almada (que, a propósito, está a decorrer este fim de semana, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro - vulgo Casa Amarela - no Laranjeiro) e sobre as "mostras" que estiveram na origem deste concurso. A exposição pode ser visitada, até 31 de Outubro, na sala de audiovisuais do Fórum Municipal Romeu Correia.

(Um aviso aos mais distraídos: não vale a pena irem à procura da sala de audiovisuais do Almada Fórum. Até pode ser que exista uma, mas aqui estou a referir-me ao edifício da Bibiloteca Central de Almada - que, por acaso, fica na mesma praça do Mc Donalds, mas do outro lado, estão a ver?... pois, é aí - e que, por acaso, até se chamava "fórum" antes do outro. Adiante...)

Esta exposição - "13 anos de Música Moderna em Almada: uma retrospectiva" - apresenta cartazes, folhetos e outros materiais informativos e de divulgação das mostras e concursos de "música moderna"; também alguns CDs (maquetes) gravados pelas bandas na década de 90, e recortes de imprensa sobre as diversas edições do certame, desde a "Mostra Zero", em 1995, até à actualidade.



E é aí mesmo que eu entro. Se os meus estimados leitores e/ou visitantes deste blogue esiverem interessados no assunto, e se quiserem passar por lá para dar uma vista de olhos na exposição, vão encontrar cópias de trabalhos que fiz para o semanário Sul Expresso, e para a Revista Sem Mais, com as bandas almadenses, a propósito das edições de 1995 e 1996 da "Mostra". E também uma entrevista com o vereador da Cultura, António Matos, a propósito da primeira edição da Quinzena da Juventude de Almada (1995), da "Mostra Zero" e do apoio que as bandas locais revindicavam (nomeadamente a construção de um "rockódromo" no edifício que hoje é conhecido como "Casa Amarela" - e que é o local onde, com toda a lógica deste mundo, se realiza agora o Concurso de Música Moderna de Almada...).



A propósito: também podem encontrar essa informação, e outras relacionadas com o assunto, no Almada Cultural (por extenso) :




(As fotos que acompanham este texto foram feitas, a pedido meu, pelo Rui Tavares. Visitem o blogue dele, que também vale
muito a pena:http://fotografiacriativaruitavares.blogspot.com/)

1 comentário:

Luis Eme disse...

vou ver se amanhã passo por lá...