quarta-feira, março 05, 2008

A primeira Quinzena da Juventude de Almada (1995)

A propósito da Quinzena da Juventude de Almada (que está a decorrer até 16 de Março), trago-vos hoje a memória da primeira edição do evento.
Como pode ver (se clicarem na imagem, ela amplia…), a primeira edição da Quinzena da Juventude de Almada decorreu entre 24 de Março e 8 de Abril. E sim, foi em 1995.
Ora leiam este excerto de uma entrevista que fiz, nesse ano, e para o semanário almadense Sul Expresso, com o vereador António Matos, na qual ele explica qual era a ideia:
E, se ainda restarem dúvidas, aqui fica outro texto, no mesmo jornal, onde se faz um “balanço” dessa primeira Quinzena da Juventude de Almada.


Vem isto a propósito de uma informação posta a circular pela Câmara Municipal de Almada, segundo a qual a Quinzena da Juventude de 2008 seria a 11ª. Não, não é: é a 14ª (como dizia o outro, é fazer as contas…).
Eu sei: é uma questão de pormenor, não é nada de grave, se calhar sou eu que estou a ser picuinhas. Mas acontece que a informação, emanada da CMA, tem estado a ser reproduzida (com o erro inerente…) em vários sites e blogues.
E, perante isto, pensei eu cá com os meus botões: se calhar não era má ideia dar eu a informação correcta, já que a tenho, não é?...

Encontram mais notícias (e, neste caso, sem erros) sobre a actual edição da Quinzena da Juventude de Almada, no site da CMA, e também no blog Almada Cultural (por extenso).

1 comentário:

Debaixo do Bulcão disse...

Informação complementar:

Se bem que a primeira Quinzena da Juventude de Almada seja a de 1995, já se realizavam, no concelho, as semanas da juventude - desde 1987.

Antes disso (se a memória não me engana) comemorava-se o Dia da Juventude (24 de Março?...) e do Estudante (28 de Março?...).

A quinzena foi, em 1995, um salto qualitativo muito interessante no envolvimento das associações juvenis com a Câmara...

Mas isso era no tempo em que as autarquias podiam apoiar financeiramente grupos sem "personalidade jurídica"...

Depois, veio uma lei (do poder central...) que obrigou as associações juvenis a "legalizarem-se" se quisessem ter apoios financeiros, mesmo que pontuais.
E, com essas novas regras, acabou-se grande parte do "espírito empreendedor" dos jovens dos anos 90.

Claro que não foi essa a única razão para o "colapso" do movimento cultural juvenil daquela época.
Mas foi uma boa (má...) contribuição.
Afinal, como diz um velho amigo meu... "não há dinheiro, não há palhaços!"...

A.V.