segunda-feira, março 31, 2008

Ainda sobre a má educação...

Face às imagens, recentemente divulgadas, de indisciplina (para não dizer violência, mesmo) nas escolas portuguesas, há quem insista em desvalorizar o(s) caso(s), em desculpabilizar os jovens que cometem esses actos (confundindo assim a irreverência própria da idade com simples falta de educação), e mesmo em virar as acusações para aqueles que tentam analisar, entender e procurar respostas para esta situação.

Há, também, quem se assuste em demasia e exija medidas repressivas e excessiva “autoridade” nas escolas.

Ora bem, na minha modesta opinião, o caso é grave, sim, porque é sintoma de coisas que ultrapassam muito os limites da escola. Mas é um problema cultural, não um caso de polícia. É falta de educação(em sentido lato), não falta de “autoridade”.

Já expressei essa opinião, aqui.

(A minha mui moralista opinião, própria de “menino” que não percebe nada do assunto, dizem os do costume.)

Agora, para que esses campeões da “sanidade mental”que me criticam se possam entreter mais um bocadinho com as coisas que coloco neste blogue, cá vão, no seguimento deste artigo, as opiniões de Eduardo Sá (psicólogo) e de Moita Flores (ex-agente da Polícia Judiciária) – dois especialistas que, por acaso, até dizem coisas semelhantes às que eu já aqui afirmei.

Eles lá sabem...

Sem comentários: