terça-feira, janeiro 23, 2007

A minha paixão pelo "sport"

(fica assim, "sport", em inglês, para ser entendido por toda a comunidade lusófona)


quando eu li no teletexto do eurosport
o horário de emissão de um jogo
de sepak takraw
fiquei imediatamente de antenas no ar.
ena pá!
que jogo tão interessante!
quer dizer,
o nome do jogo é interessante:
foi o nome do jogo
(repito:
sepak takraw)
o que me fez ficar
de antenas no ar.
afinal (considerei)
não seria essa a vez primeira
que o nome de um jogo me despertava
a vontade de o ver
e talvez mesmo outras coisas,
como se verá.
lembrei-me por exemplo do curling
desporto que desconhecia
embora conhecendo o nome
e quando o vi pela vez primeira

automaticamente e sem reservas me apaixonei
pela equipa feminina da noruega
(quero dizer, apaixonei-me mesmo pela equipa feminina inteira

o que inclui a feiosa da capitã dordi nordby

- mas, verdade seja dita, isso foi há uns anos
e a equipa era diferente
só a capitã era a mesma).
mas pronto, confesso:
eu sou um coração mole
e isto é defeito que tenho desde pequenino
desde o tempo oh esse tempo
em que me apaixonei por uma tal de nadia comaneci

(sim esse tempo... pois
eu e mais uns tantos milhões
de jovenzinhos imberbes
)
e ai de mim só sabia que ela era ginasta
mas sabia lá eu que modalidade ela praticava
(fiquei a sabê-lo mais tarde
quando me apaixonei por uma professora
de ginástica rítmica desportiva , e...)
mas espera aí estava eu aqui
a falar do
quê? ah pois do
sepak
takraw
.
então, munido desse nome tão promissor
liguei-me ao eurosport. e
ena pá!
que grande jogo:
é como aquelas brincadeiras que se fazem na areia
quando jogamos vólei só com os pés
mas ali (numa final)
o jogo era jogado em pavilhão
e jogado muito a sério

com muita garra
muita concentração
muita (porque não dizê-lo?) algazarra
e muita determinação.
frente a frente as equipas femininas
da tailândia

e do vietname.

como era de esperar, apaixonei-me pelas duas.

António Vitorino


E agora, vocês querem
mais Curling?:
World Curling Federation

mais Sepak Takraw?:
www.geocities.co.jp/Colosseum-Acropolis/2678/english/whatsepa.html
Fotos e vídeos (Real Player) em:
Pusan Web - Asian Games 2002

ou mais Nadia Comaneci?:
Fan Club (página não oficial)

Já agora, apresento-vos a sua grande rival (ou talvez antecessora seja o termo mais correcto), Olga Korbut:
www.olgakorbut.com
Wikipedia

Sem comentários: