quinta-feira, março 25, 2010

WallMada - uma exposição de artistas do graffiti em Almada



Não sei se já vos disse: gosto muito de graffiti.

Estava para escrever sobre o assunto, aproveitando a exposição Wallmada, que está a decorrer na Oficina da Cultura de Almada, entre 20 e 31 de Março. Mas li o texto do folheto que acompanha a exposição e pensei cá com os meus botões que não valia a pena.

Porque eu não diria nada melhor que isto (e passo a citar):

"O Graffiti é incontornável em Almada.
Arte controversa, o Graffiti tem crescido e ganho território nas cidades nas últimas décadas. Almada, meio urbano por excelência, tem servido de berço e acolhido os melhores writers do país. Um pouco por todo o lado (paredes, muros, túneis...) deparamo-nos com obras de arte inspiradas e inspiradoras, que muitas verzes são obscurecidas pelos tags e actos de vandalismo ao património edificado. É necessário saber separar os actos e sobretudo educar sobre a arte urbana - formar para a cidadania e para a arte, tanto os aspirantes a writers como a população em geral. É essencial procurar o equilíbrio e harmonizar as vivências e as relações de vizinhança na cidade, para a construção conjunta de um espaço urbano qualificado. Arte com responsabilidade - é este o objectivo da Autarquia ao acolher a arte urbana na Oficina da Cultura da Cidade.

Wallmada é a afirmação de vários artistas almadenses que comprovam que o graffiti é uma arte e que tanto assenta numa parede como numa tela, tanto no exterior como no interior, em que o denominador comum é a lata de spray, a criatividade e a aptidão artística!"

É isso mesmo! Não acrescento nem uma vírgula.

Querem que vos mostre exemplos? Seja. Que tal estes (escolhidos mais ou menos ao acaso)?






Então, isto (graffiti e, na terceira imagem a contar de cima, stencil) é arte, ou não?

Nota final e pequeno glossário:
participam na exposição Wallmada os writers FRAME01, HESP, SKRAN, MINIMALANIMAL - Gonçalo Delaunay, PHALE, FELIX, AYER - Filipe Brazuna;
writers é o nome que os artistas de graffiti dão a si próprios - porque, por estranho que pareça, o graffiti tem muito a haver com a expressão escrita... mas isso seria assunto para outro artigo;
tags são as "assinaturas", muitas vezes sem qualquer intenção artística, a fazer lembrar as "pinchagens" que se praticaram, muito em Portugal há decadas passadas - mas essas com intenção política. Se não estou em erro (suponho que não) a origem do que conhecemos hoje como graffiti está, precisamente, nos tags... Mas, pois, isso seria a tal matéria para desenvolver num artigo diferente - que hei de escrever (prometo!) noutra ocasião.

2 comentários:

Dalaiama disse...

Muito interessante!
E é claro que graffiti é arte ;)
Wallmada deve serporreiro...
Força aí!

Debaixo do Bulcão disse...

Espero que Wallmada - a exposição e a abertura de espírito que a Câmara demonstra - seja para continuar!

Graffiti é arte e é cultura!