terça-feira, janeiro 13, 2009

Quero mais!



(Para hoje, uma posta meio confessional. Desculpem lá estar a fazer de vós o meu confessionário. Ou o meu padre...?)


Reza a lenda, ou a história (e a RTP confirma: vídeo aqui) que os Xutos e Pontapés fazem hoje 30 anos. Ou melhor: que há exactamente 30 ano (em 13 de Janeiro de 1978, portanto) os Xutos fizeram o seu primeiro concerto, na tão popular quanto mítica colectividade lisboeta que dá pelo nome de Alunos de Apolo.

Ora, desta banda (que era de Almada e hoje é de todo o lado e de sítio nenhum) eu só poderia dizer coisas boas. Foram, e ainda são, uma das minhas referências. Mesmo quando vieram com o tão mal-amado Gritos Mudos (na altura, em 1990, a piada era "gritos mudos, orelhas moucas"!), eu nunca deixei de gostar deles. Aliás, são precisamente desse álbum alguns dos meus temas preferidos: Gritos Mudos, Pêndulo... E do ábum seguinte, Dizer Não de Vez, a Velha Canção da Cortiça, a Chuva Dissolvente e O Que Foi Não Volta a Ser - hoje clássicos, mas muito mal recebidos... - foram, para mim, mais alguns "hinos", a juntar aos que vinham de trás (como, por exemplo, o Homem do Leme, Remar Remar, ou Longa se Torna a Espera).

Mas, por acaso, posso até dizer que já os conhecia ainda antes disso. Logo no primeiro single: lado A Sémen; lado B Quero Mais.

Quero Mais que, também por acaso, é outro dos "hinos" da minha juventude - canção que - pobre de mim! - me veio a acompanhar ao longo da vida e... Ah, pronto, já chega por hoje.


Fiquem lá com esta:




encontrada neste canal:
http://br.youtube.com/user/bakinho

Sem comentários: