quarta-feira, outubro 15, 2008

Tristezas não pagam dívidas nem dão vitórias...


A selecção portuguesa de futebol (finalista no Euro 2004 e 4ª classificada no Mundial 2006) conseguiu hoje um feito histórico: deixar-se empatar, em "casa"... com a Albânia!!!


No "ranking" da FIFA, Portugal ocupa o décimo lugar; a Albânia o 83º lugar...


Pois é: já não há equipas fáceis, peras doces ou favas contadas. E eu cá até avisei quem me quis ouvir que os albaneses têm feito uns resultados interessantes ultimamente (e não são caso único: veja-se o que têm conseguido selecções como as da Suiça ou do Chipre).


A chatice é que "resultados interessantes" para uma selecção como a da Albânia é, por exemplo, vencer a Eslováquia, golear as Ilhas Feroé ou ganhar numa deslocação a Malta, a Andorra ou a San Marino...


Mas empatar em Portugal?... Com a selecção que está em décimo lugar no "ranking" da FIFA? Com os vice-campeões da Europa? Nããã... Não pode ser!


Mas pronto: corações ao alto, para a próxima será melhor (esfreguemos as mãos...) e, para dar alento, lembremo-nos de feitos passados da nossa selecção valente e imortal. Por exemplo: nos anos 70 e 80 não ganhavamos nada mas jogavamos bem. Eramos a melhor equipa do mundo a jogar sem baliza (ouvi esta definição genial já não me lembro onde...) e os campeões das vitórias morais: não ganhamos mas damos uma lição de futebol...


E, enfim, às vezes até ganhávamos. Como no jogo a que se refere o recorte de jornal, disputado em 1 de Novembro de 1979, quando "onze amigos no Jamor" venceram por 3-1 a Noruega, num apuramento para o Europeu de 1980.


Ou seja: não fizeram mais do que a sua obrigação... embora acabassem por falhar o apuramento (a selecção qualificada foi a da Checoslováquia).


(No site da Federação Portuguesa de Futebol encontram informação sobre todos os jogos de Portugal em fases de apuramento para os campeonatos da Europa:
http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/CLUBE_PORTUGAL/HISTORIA/camp_europa.pdf)

2 comentários:

Luis Eme disse...

o futebol é uma caixinha de surpresas, se o árbitro quiser ser quase invísivel...

o curioso é não podermos falar de igualdade no campo, porque eles jogaram mais de 50' só com dez jogadores...

Debaixo do Bulcão disse...

Pois...

E eram albaneses, porra! Não eram o Brasil, a Itália, a Argentina, a França ou a Alemanha - nem mesmo a Inglaterra ou a Holanda!

Fizeram-me lembrar uns certos gregos, em 2004...