quinta-feira, maio 29, 2008

Notícias da Zona:

Nesta edição, fomos avaliar o estado das praias da península de Setúbal: preparadas para a época balnear, que começa domingo?





Em Sesimbra, tudo parece a postos. Mas em Almada, na frente de praias da Caparica, há um paradoxo interessante. É que o programa Polis, que vai reconverter e requalificar toda aquela zona, está a causar polémicas várias. E ajudou mesmo a que, este ano, a Caparica perdesse algumas bandeiras azuis.





António Neves, o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, defende, no entanto, que os incómodos do presente são “males necessários” para que a sua cidade venha a ter o futuro que, há muito, os habitantes (e os cerca de 8 milhões de turistas) merecem.
Já as praias de Setúbal continuam sem hastear nenhuma bandeira azul…


O Notícias da Zona entrevista também um experimentado nadador salvador, que tem um projecto para melhorar a vigilância nas praias – e não só durante a época balnear (época que, como se sabe, em Portugal decorre entre e Junho e Setembro).



Diz Telmo Rodrigues que o nosso país ficaria a ganhar se os nadadores salvadores criassem clubes – ou associações sem fins lucrativos – de ‘surf life saving’. Organizações que, afirma, poderiam funcionar como uma espécie de “escuteiros do mar”.

Sem comentários: