terça-feira, janeiro 03, 2012

Bem vindos a 2012. Ou a 5126, se preferirem.


«Na profecia dos Maias está: no final do 12º Baktun (12ºciclo do calendário de contagem longa) regressam os ancestrais, os sábios. Que amanheça, que se faça aurora, para que o povo tenha paz e seja feliz. Não tomem medo ao mundo. A chegada deste tempo é igual à mudança do ano novo: hoje é 31 de dezembro, amanhã 1º de janeiro, feliz ano novo. E assim vai ser quando vier esse dia. Não é a primeira vez que acontece. Quantas vezes aconteceu antes, quando os nossos ancestrais prepararam os seus calendários... Passou um periodo do sol, depois outro e outro, em cada 5200 anos. Estamos no 4º período do sol. Não é a criação do mundo... Não tenham medo, meus irmãos. Não acreditem no que dizem esses homens mentirosos que não são maias e que andam a aterrorizar o mundo.»

Quem diz isto é o senhor que aparece no vídeo. E quem é ele? Don Alejandro Perez Oxlaj, a mais alta autoridade religiosa do povo Maia. Deve saber do que fala, mais e melhor que os profetas da desgraça que por aí pululam, não vos parece?

(Num outro vídeo - que podem encontrar no youtube - don Alejandro afirma que nem pode dar como certa a data de 21 de dezembro de 2012 como o dia em que a profecia será cumprida e que receia que o mundo se possa virar contra os maias, acusá-los de terem mentido porque "vão perceber que no dia 21 de dezembro de 2012 afinal não se passou nada")

O meu objectivo ao escrever este post é desafiar-vos a não se deixarem levar pelas tretas desses "homens mentirosos que não são maias e que andam a aterrorizar o mundo" e a procurarem informação nas melhores fontes: os investigadores científicos e, naturalmente, os próprios maias. Há coisas interessantes a descobrir. Por exemplo: no calendário maia estamos no ano 5126, como afirmam os estudiosos nossos contemporâneos? Mas don Alejandro não fala em ciclos de 5200 anos? E qual o siginificado da outra "profecia", para março de 2013 ("On March 31, 2013 the sun will be hidden for a period of 60-70 hours and this is when we shall enter the period of the Fifth Sun.", conforme citado num dos links abaixo)?

Sejam curiosos. Aqui ficam umas dicas:





E os diversos vídeos que existem no youtube (incluindo mais excertos da entrevista)


E, já agora: não, não sou seguidor da religião dos maias. Nem de qualquer outra. Ainda assim, desejo-vos um feliz ano novo! ;)

Sem comentários: