quarta-feira, maio 12, 2010

"Avante, avante p’lo Benfica" - o hino original, censurado pelo fascismo português.

O original hino do Benfica não é aquele que todos conhecemos (o tal "ser benfiquista", das "papoilas saltitantes"...). O original - que, de acordo com as fontes que consultei, será (ou devia ser) também o oficial - é este.

Foi "composto por ocasião do vigésimo quinto aniversário do Clube (1929) e censurado pelo Estado Novo fascista em 1942". Música de Alves Coelho, com letra de Félix Bermudes. Terão sido as palavras deste hino que o tornaram inaceitável para a ditadura fascista.

Ei-las:

"Todos por um!" eis a divisa,
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza,
Em gloriosa tradição.

Olhando altivo o seu passado,
Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.

REFRÃO
Avante, avante p'lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!

Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!

Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração!
Dêmos-lhe a fé, a alma!


Como aparece, então, o "Ser Benfiquista", para substituir o hino original?

"A 16 de Abril de 1953 foi apresentado num sarau de angariação de fundos para a construção do Estádio da Luz, no Pavilhão dos Desportos, com a presença de cerca de 6 mil benfiquistas o tema "Ser Benfiquista" escrito por Paulino Gomes Júnior (letra e música) e interpretado pelo cristalino tenor Luís Piçarra, muitas vezes tomado, erradamente, pelo hino oficial do Clube."

Fontes:

http://5dias.net
http://www.youtube.com/user/antonio00maia

5 comentários:

Debaixo do Bulcão disse...

Dois esclarecimentos, a quem interesar:

1 - Tenho, de facto, coisas mais importantes que a História do Benfica, para escrever. Ando é sem tempo para actualizar o blogue. Espero que este "post" não cause azia a ninguém. E sim, sou benfiquista! Viva o Benfica!

2 - Os vídeos nem sempre têm "linkado" bem, ultimamente. É o caso deste. Não escolhi o tamanho certo... Culpa minha. Se o quiserem ver no youtube, cliquem duas vezes em cima dele e vão lá ter, encaminhados numa nova janela. Bons visionamentos e até à próxima!

Álvaro Morgado disse...

Achei piada a esse hino do Benfica, de que também sou adepto, sem ser fanático, e comparei-o com as crónicas desportivas do trio de ataque em que o morcon do Rui Moreira gosta de insinuar que o Benfica era o clube do regime, carago!
Se calhar não era tanto assim até por ser encarnado.
Mas vá lá a gente entendê-los.

Debaixo do Bulcão disse...

O Benfica era o clube do povo, por oposição ao Sporting, sempre mais "aristocrata" - e não veja nisto nenhum juizo depreciativo aos nossos rivais lisboetas, por quem tenho, alíás, alguma simpatia.

Por ser o clube do povo, o Benfica foi manipulado (eu diria mesmo "sequestrado") pelo regime. Diz-se, até, que Salazar era do Benfica. Mas seria? Cá para mim, o ditador, tacanho como era, não gostava de futebol, de desporto ou de qualquer actividade que movimentasse massas populares.

Alguns "ideólogos" do FC Porto defendem agora a tese segundo a qual as vitórias deesse clube se devem ao 25 de Abril, à Democracia.

Na minha opinião, as vitórias do FC Porto devem-se a 2 factores. Primeiro, tem sido a melhor equipa (e não há dúvida que, contrariamente a Salazar, Pinto da Costa até percebe de futebol). O segundo factor é o que todos sabem, todos dizem, mas (ainda) não foi provado pela Justiça. E esse segundo factor não tem nada - mas nada mesmo! - a ver com os valores da Democracia ou do 25 de Abril.

Curiosamente, dizem também que o FC Porto é, ou pode ser, um bom exemplo das virtudes da regionalização. Não é nada: a regionalização deve (ou deveria) ser feita para acabar com o caciquismo, criando órgãos democraticamente eleitos para substituir os poderes obscuros que hoje existem.

Saudações desportivas e democráticas!

AV

Debaixo do Bulcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Debaixo do Bulcão disse...

Permita-me acrescentar, caro Álvaro Morgado, que o comentário anterior não tem a intenção de lhe "ensinar" nada sobre a história do futebol português (era o que faltava! seria ridículo da minha parte tentar fazê-lo) mas foi escrito a pensar, também, noutros leitores que possam desconhecer esses factos. Uma das virtudes da internet é deixar esta informação disponível para todo o mundo. Nunca se sabe quem virá visitar este blogue e ler este artigo e esta troca de comentários!

Saudações!

AV