quarta-feira, julho 22, 2009

Metro Sul do Tejo e zona pedonal de Almada (em Maio de 2002)


O Metro Sul do Tejo (MST) é projecto que está no papel desde 1995 e que, desde logo, definia o traçado actual, assumindo-se como um "metro ligeiro de superfície ou eléctrico rápido" (ver artigo acima deste, sobre o estudo de viabilidade do MST).

Sabia-se, portanto, que autarquias e Governo(s) queriam que o MST passase, como metropolitano de superfície, nos locais por onde hoje passa efectivamente (a única excepção a esse entendimento será - suponho - a zona do "triângulo da Ramalha").
No entanto, só em 2002 se ficaram a conhecer os projectos para a criação de uma zona pedonal (ou zona de trânsito condicionado, como alguns lhe preferem chamar) na cidade de Almada. Só em 2002... Ou melhor: desde 2002. Há sete anos, portanto, que o projecto é público, e tem vindo a ser publicitado pela edilidade almadense.
Veja-se o que foi publicado a este respeito no boletim municipal, em Maio de 2002. E compare-se com a realidade actual (o que foi feito e o que ficou por fazer).













Duas notas de rodapé:

Nota 1 - Não posso deixar de estranhar a exigência dos comerciantes, que querem reabrir ao trânsito automóvel a "zona pedonal" de Almada. Conheci cidades com zonas pedonais (Viseu, nos anos 80; Setúbal e Portalegre, em tempos mais recentes) e em nenhuma delas o facto de não haver trânsito desfavorecia o comércio - antes pelo contrário. E porquê esta contestação só agora? Andaram distraídos durante todo este tempo?

Nota 2 - É que, durante todo este tempo, não foi só a Câmara de Almada a falar sobre este assunto. A comunicação social também o fez. Eu, por exemplo, publiquei algumas coisitas, nos órgãos de comunicação onde trabalhei. Por exemplo, aqui.
http://vitorinices.blogspot.com/2007/05/ateno-vou-opinar-sobre-o-metro-sul-do.html

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