quarta-feira, maio 27, 2009

Fibra óptica, essa novidade... dos anos 90!


Até meados dos anos 90, não havia em Portugal televisão por cabo. Em 1994 apareceu uma empresa chamada TV Cabo (que, diga-se, a talhe de foice, fez a sua grande aposta na Margem Sul e teve a a sua sede regional - TV Cabo Sado - em Almada). Essa empresa prometia fazer chegar a novidade que era a televisão por cabo aos lares dos portugueses, usando para isso uma rede de fibra óptica (nas ligações de média e longa distância) complementada com o "tradicional" cabo coaxial, nas ligações urbanas.

Em 1995, a revista Sem Mais, de Setúbal, dava conta da novidade que era a televisão por cabo em Portugal. E referia a fibra óptica, sem grande alarido sobre o assunto. Sabem porquê?

Porque a fibra óptica não era nada de novo! Tinha sido inventada na década de 70! A novidade era a televisão por cabo - não a fibra óptica!


Em 2009 - quando passaram... deixa cá fazer as contas... 15 anos? já!?... - vem a Portugal Telecom (grupo do qual faz parte a TV Cabo, se não me engano) lançar uma grande campanha de marketing para promover a "nova tecnologia" que é, supostamente, a fibra óptica.

Tecnologia que é nada nova (repito): foi inventada no século passado (nos anos 70) e chegou a Portugal há pelo menos 15 anos!

Temos então luzinhas a brilhar em cabo de fibra óptica? Uau! Que "novidade"! Que bonito!... Que modernos somos nós!... não é?...

Não, não é. É treta e não tem nada de novo. Mas tudo bem: encaremos isso como marketing.

A chatice é que esse marketing só resulta porque somos um país de fraca literacia e de memória muito curta. E isso é muito triste. Dá vontade de rir, é verdade. Mas dá vontade de rir porque é triste! Só mesmo por isso.

2 comentários:

PreDatado disse...

A TV Cabo já não pertence à PT mas sim à ZON que é o novo nome da antiga PT Multimédia.

Debaixo do Bulcão disse...

Obrigado pelo esclarecimento, PréDatado.