segunda-feira, agosto 18, 2008

Vanessa Fernandes


As medalhas olímpicas não nascem nas mãos dos gajos (ou das gajas) que as entregam durante as "cerimónias protocolares".

Vanessa Fernandes, a grande campeã portuguesa de Triatlo, sabe isso muito bem.

Ela não desiste à primeira contrariedade (nem à segunda, nem à terceira...), não se queixa das "arbitragens" e, sempre que for preciso, levanta-se de madrugada para treinar, em vez de ficar "na caminha".

O segundo lugar alcançado ontem por Vanessa Fernandes não foi só a primeira medalha "portuguesa" nestes Jogos Olímpicos de Pequim: foi a confirmação de que o trabalho, a dedicação e a humildade compensam.

Agora ela já pode comemorar à vontade - até à próxima competição, e até à próxima vitória!

Palavras da atleta, após o final da prova (citadas pelo site do jornal Público):

«Um atleta de alta competição tem de ter objectivos concretos, pessoas em quem confiar a 100 por cento e nunca fazer as coisas só por ele, ter uma boa equipa. Tem de saber o que quer, onde está e o que significa a alta competição. A alta competição não é uma brincadeira, não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Isto é como um trabalho. Temos muito talentos, na natação e no atletismo. O Tiago Venâncio, para mim, podia nadar muito, podia ser um grande atleta, mas não há uma estrutura fixa nesses sectores, é tudo feito um bocado à balda. Para mim são os resultados que me dão ambição e nunca estou satisfeita. Para ficar satisfeita com alguma coisa é um bocado complicado.»

Para bom entendedor...

3 comentários:

Luis Eme disse...

as palavras da Vanessa tocam na ferida...

poucos atletas da comitiva tiveram as condições que ela teve (talvez só a Naide e o Nelson Évora...).

não basta falares das baboseiras que alguns tipos dizem, como o Fortes e a caminha. Embora tenha sido infeliz no que disse, tinha muito poucas possibilidades de ser finalista, mesmo batendo o seu record nacional, não passava do sétimo, oitavo, nono, décimo...

só há uma alternativa, se os portugueses só querem medalhas, os mínimos têm de ser mais rigorosos, e então oferecem-se as condições que a Vanessa teve (o triatlo foi a única modalidade que foi estagiar antes dos jogos para a Austrália, cum um fuso horário e temperaturas semelhantes, porque os responsáveis da modalidade levaram isto mais a sério, embora os elementos masculinos que também beneficiaram do estágio, tenham ficado bem cá para trás...) a todos os atletas.

A vela foi a grande vitima disto tudo, temos dos melhores velejadores do mundo, mas não foram acauteladas as condições climatéricas que iriam ter na China. Eles não estão habituados a navegar quase sem vento... mas isso pode-se treinar, haja planificação séria, Vitorino.

os atletas são os menos culpados do que se passa nas federações, muitos deles nem podem contar com os treinadores junto deles...

Debaixo do Bulcão disse...

Tens razão, Luís: há que ter outros critérios. E há que dar melhores condições aos que obtêm os "mínimos".

A Vanessa (e os atletas do Triatlo) teve (tiveram) condições que outros atletas não tiveram - e parece que isso resulta, não é?.

E eu até achei piada ao Fortes e à "caminha": o homem foi sincero, e fez uma crítica ao horários que considerou pouco adequados - talvez com alguma razão... E, na especialidade dele, se calhar até nem precisa de se levantar muito cedo para fazer o seu treino...

E a demissão do presidente do Comité Olímpico Português? O homem foi o primeiro a puxar a fasquia para cima...

Foi ele quem falou na possibilidade de os atletas portugueses trazerem muitas medalhas...

Eu fico espantado quando vejo as pessoas queixarem-se dos jornalistas, esses malandros que andaram a criar falsas expectativas.

Então o Chico Obikwelu não disse que estava na melhor forma de sempre e pronto para ganhar medalhas? E o Nelson Évora não diz que está na melhor forma de sempre e venham de lá os melhores?

É uma maneira de se motivarem? Certo. Atitude muito legítima.

Mas estão à espera que os jornalistas digam (ou escrevam) o quê?

Que os atletas não disseram aquilo que disseram?

Ou que o presidente do COP não estava a falar a sério?

Haja paciência para tanto "criticismo", à boa maneira tuga!


(E, independentemente de todas as contingências e de todas as questões conjunturais, e estruturais, continuo convencido que sem esforço, trabalho e aperfeiçoamento individual, - e alguma humildade própria de quem conhece o seu valor e por isso mesmo não precisa de se meter em bicos de pés - nada de verdadeiramente importante se consegue. Viva a Vanessa, portanto!)

A.V.

Luis Eme disse...

há muita impreparação dos atletas para lidarem com a pressão, especialmente a que vem da comunicação social, Vitorino.

há atletas que foram campeões do mundo e da europa e nem sequer deram uma entrevista a um jornal de referência ou a uma televisão.

é por isso que eles se sentem chocados, por durante os jogos não os deixarem em paz, um segundo, e exigirem medalhas, como se as coisas funcionassem assim...

quando alguns ignorantes falam os atletas andam a gastar o dinheiro dos contribuintes, deviam saber o valor das bolsas, para perceberem que ninguém pode viver únicamente deste apoio, se calhar acham que os 1000 euros pagos mensalmente para um atleta finalista dá para ele viver, ou os quinhentos para os qualificados...

é por isso que percebo as reacções de revolta de muitos atletas, como o Gustavo Lima, e espero que a Vanessa tenha percebido o recado dele, há atletas e atletas...