sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Almada, outros carnavais..



Este ano, como se sabe, o desfile carnavalesco almadense abandona a avenida central da cidade (culpa das obras do metro de superfíce, obviamente...) e passa para a avenida Rainha Dona Leonor. E, meus amigos, a verdade nua e crua é que os foliões almadenses fazem o pior percurso possível naquela avenida: é tudo a subir... e olhem que ainda há ali uma subida um bocado íngreme, não é?
Pois...
Ora bem: eu estou solidário convosco, ó pessoal que vai desfilar na terça-feira. É por isso mesmo que vos apresento aqui o folheto (na altura não se dizia flyer - quando muito, dizia-se panfleto...) de um carnaval dos anos 80 do século passado. Não sei de que ano - mas tenho quase a certeza que foi depois de 1983 e antes de 1986.E "tenho a certeza" porquê? Bem, porque o cartaz desse carnaval foi feito por mim (isto que aqui vos apresento é apenas uma "versão resumida" - esgalhada à pressa, a marcador e esferográfica - para ser o folheto dessa edição). E foi feito enquanto eu estava no Centro Cultural de Almada - e estive lá entre 1981 e 1986.
Infelizmente não vos posso mostrar o cartaz, porque já não o tenho (faz parte de um "pacote" de trabalhos meus, anteriores a 1998, que alguns familiares muito diligentemente trataram de me extraviar ou destruir...). Mas pronto, fica o folheto.
Olhem bem para o percurso: saía de Cacilhas (de uns barracões em frente aos estaleiros da Lisnave), subia pelas avenidas centrais da cidade, dava a volta pela Capitão Leitão, passava em frente aos Paços do Concelho, descia depois para a Praça do MFA, virava a seguir para a RainhaDona Leonor, em direcção à Cova da Piedade, e terminava na praça 5 de Outubro (ou seja, o Jardim da Piedade).
Eu fiz esse caminho todo algumas vezes e ainda aqui estou. Portanto, subam lá esse bocadinho da Rainha D. Leonor, e não se queixem. Andar a pé faz bem à saúde! E, como é Carnaval, ninguém vos há-de levar a mal!...
(Nota de rodapé: Os desfiles de Carnaval em Almada, no molde em que são feitos ainda hoje, remontam aos anos 80 do século passado - e não se chamavam desfiles, mas sim corsos. Eram, nesse tempo, organizados pela União de Sindicatos do Concelho de Almada, com o apoio de Câmara e de algumas entidades do movimento associativo local. Eu, por acaso, até participei, de diversas formas, nesses carnavais passados. Poderia contar-vos muitas histórias sobre isso.
Acontece que - desculpem lá repetir isto - estou sem acesso a computadores onde possa trabalhar. Portanto, ficamos assim, por agora. Um dia conto-vos o resto.)
Calendário perpétuo, para vos ajudar a saber as datas de carnavais passados (e futuros, já agora) em:
www.cosmobrain.com.br/lua/calendario.php

2 comentários:

Madalena Barranco disse...

Olá António, ah, mas o Carnaval de Almada deve se uma delícia!!! Por aqui há bagunça demais para meu gosto... Beijos e se puder publique uma fotos do Carnaval para que saiba como é por ai.

Debaixo do Bulcão disse...

Olá, Madalena!

Sim, há de certeza menos bagunça aqui que eum São Paulo, ou no Rio.

E sim, espero publicar fotos da edição deste ano.

Beijos.

António Vitorino