quinta-feira, fevereiro 23, 2023

Um editorial, um pedido, uma declaração de princípios

um princípio que estabeleci, desde sempre, nas edições que publico: os autores não pagam para ser publicados! pelo contrário, devia ser eu a pagar-lhes pelo seu trabalho. se pudesse, mas não posso.

com o Debaixo do Bulcão, não havia dúvida nenhuma em relação a isso. era grátis, "subsidiado" (com apoio em papel e impressão, não com dinheiro) eu não tinha despesas... passei a ter, no final, quando a publicação se expandiu e me vi obrigado a meter dinheiro do meu bolso para aumentar a tiragem. mas eu vivo a contar trocos! para viabilizar o Debaixo do Bulcão, precisava de mais apoios. por isso, fiz, no início de 2020, uma campanha de crowdfunding.

expliquei (e penso que terei explicado bem) ao que vinha: queria fazer, como sempre, 4 edições anuais, com um número de exemplares que fosse o suficiente para os vários postos de distribuição (chegaram a ser nove: três em Almada, três no Porto, dois na Póvoa de Varzim, um em Vila Franca de Xira). e queria manter a publicação grátis.

durante quase dois meses, divulguei a campanha de angariação de fundos. e divulguei-a o mais que me era possível, e da melhor maneira que o conseguia fazer. resultado? dez pessoas apoiaram, obtive 173 euros, muito longe do que era necessário. obviamente, a campanha não foi financiada, as verbas foram devolvidas aos apoiantes, e o Debaixo do Bulcão terminou aí.

mas as pessoas perguntavam-me: então, o Debaixo do Bulcão acabou? acabou mesmo? não vais voltar a editá-lo?

não, não vou. mas posso criar um novo projecto. só que este não será grátis. 
"este não será grátis" porquê? porque queria começá-lo onde larguei o Debaixo do Bulcão e não regredir ao ponto de partida de 1996. queria manter a qualidade das últimas edições do Debaixo do Bulcão, queria manter (expandir, se possível) a rede de distribuição, queria abrir a publicação ao maior número de autores possível. não conseguia fazer isso com uma edição completamente grátis.

e porque estava, há muito tempo, a ouvir pessoas que me são próximas - e que, aparentemente, gostam do meu trabalho - aconselhar-me a vender as publicações porque, cito, "oferecidas ninguém as valoriza".

a decisão de lançar um novo projecto pareceu acertada logo à partida: assim que o anunciei e fiz uma (discreta) chamada para colaborações, tive o prazer de receber trabalhos de três dezenas de autores! algo que nem nos melhores tempos do Debaixo do Bulcão conseguira!

ao lançar este novo projecto, eu tinha (e tenho) a garantia de que consigo fazer pelo menos uma edição. essa garantia é-me dada por uma entidade que apoiou o meu trabalho editorial, regularmente, desde 1996. no entanto, o apoio que me podem dar (e que muito agradeço) não é o suficiente para concretizar o projecto nos termos em que o concebi. será o suficiente para fazer circular o fanzine em Almada (ainda assim, num meio restrito) e para o enviar aos autores. tal como acontecia com o Debaixo do Bulcão, nas suas últimas edições. a ideia não é essa. é expandir, não retrair!

portanto, precisava de mais apoios. e lá vou eu, que nunca aprendo, fazer novamente uma proposta à PPL para que me publiquem e apoiem uma campanha de crowdfunding. eles, que não brincam em serviço (não brincam, mesmo), perguntam-me: "que garantias temos de que a campanha possa ser financiada?". e eu respondo-lhes com os meus 25 anos de experiência na edição de publicações alternativas, com a rede de contactos criada a partir do Debaixo do Bulcão e com a expectativa de que, desta vez, as coisas corram melhor, tendo em conta a grande receptividade que as pessoas "do meio" estavam a demonstrar. e sim, eu acreditava mesmo nisso! 

então, publicada a campanha, meti mãos à obra para concretizar tudo aquilo com que me tinha comprometido. a paginação está em curso, a tiragem (pequena, pelo menos para uma edição) está assegurada, a divulgação está a ser feita nas redes sociais (aqui no facebook, mas também no instagram e no twitter, embora menos). e, dos brindes prometidos aos apoiantes, um está pronto a imprimir (o Jogo do FÓNIX!) e os outros serão adquiridos assim que tiver a verba para o fazer. 

falta só atingir a meta da angariação de fundos. mas falta muito! a 13 dias do final do prazo, tenho aproximadamente um terço da quantia necessária! e fiz as contas "por baixo", esperando ainda ter de meter dinheiro "do meu bolso" numa primeira fase!

portanto, este é o momento de vos pedir, a todos e todas (autores incluídos) que sejam solidários com este projecto. que não o deixem morrer à partida. que não aconteça o que aconteceu com o Debaixo do Bulcão.

se somos 30 autores - logo numa primeira edição, no arraque de um projecto! - conseguiremos, certamente, ajudar também a financiá-lo: contribuindo, divulgando, convidando amigos. qualquer contribuição é bem vinda, e podem financiar com qualquer quantia a partir de um euro!
 
agradeço a quem já contribuiu. e, antecipadamente, também a quem vai contribuir.

nota: não é preciso fazer inscrição na plataforma PPL. se necessário, indiquem-me um email e eu faço de intermediário: a PPL gera uma referência bancária e envia- para o email que indicaram. e (para que não restem dúvidas), se a campanha não atingir o objectivo, o dinheiro será devolvido (pela PPL) aos apoiantes.

AV
23/02/2023
 
mais informação (e link para contribuições) aqui:

Sem comentários: