sábado, março 24, 2012

Carga policial no Chiado: uma história de bons e maus?


Link
A propósito da carga policial no Chiado, Lisboa, no dia da Greve Geral (22 de março de 2012), e na sequência do que escrevi anteriormente - Informação versus "comunicação" na arena da junk food mediática - aqui ficam dois vídeos que podem ajudar a esclarecer uma história muito mal contada.

A versão da história que anda a correr mundo fala de uma carga policial e de agressões a jornalistas. Mas não conta o que aconteceu antes da carga policial. Os próprios jornalistas escondem isto. Porquê? A quem interessa todo este show off, toda esta falta de rigor? Quem quer reduzir isto a uma agressão gratuita dos "maus" (a polícia) contra os "bons" (os manifestantes)?

Esta é a versão que anda a ser divulgada. Note-se que são vídeos feitos no mesmo local, no mesmo acontecimento. Mas não parece, pois não? Porquê?



Evidentemente, nada pode justificar a violência desproporcionada da carga policial.

Mas, da mesma forma, só interesses obscuros (ou a vontade de fazer propaganda, ignorando o rigor informativo) podem "justificar" que a história tenha sido tão mal contada por quase toda a gente - pela comunicação social dominante mas também pelos que tanto a acusam de sensacionalismo e parcialidade... para a seguir fazerem exactamente aquilo que antes condenavam. E querem ser levados a sério?

1 comentário:

Debaixo do Bulcão disse...

Entretanto, no meio da profusão de vídeos sobre o acontecimento, apareceu um que traz qualquer coisa de novo para ajudar a esclarecer a sequência dos factos. Encontram-no em


http://www.youtube.com/watch?v=V6I8vU3wZTg&feature=channel

Acompanhado da seguite descrição:

"O confronto começou quando policiais arrastaram um dos manifestantes para a Rua Serpa Pinto, para trás de um carro. Os manifestantes rebelaram-se contra a ação arbitrária da polícia, e o vídeo começa aí."

As imagens ajudam a perceber melhor o que aconteceu neste caso. É importante que o vejam. Mas não acrescenta nada de relevante ao que escrevi neste artigo, e no anterior - que, embora sejam escritos a propósito deste acontecimento, não são sobre este incidente e esta carga policial em particular... como devem ter entendido.