quarta-feira, maio 25, 2011

Portugal tem funcionários públicos "a mais"? A OCDE diz que não!


Portugal é um dos países do "mundo desenvolvido" com menor percentagem de emprego público.

Como se pode verificar no gráfico, Portugal está abaixo da média dos países da OCDE no que diz respeito a percentagem de trabalhadores do sector público relativamente à população activa. Países como França, Bélgica, Canadá, Reino Unido e Itália têm mais funcionários públicos que nós! E a percentagem de emprego público em Portugal praticamente não aumentou no período abrangido por este estudo da OCDE (1995 - 2005).

Eu sei que estes números contrariam a ideia feita de que o nosso mal é termos funcionários públicos "a mais"... E também sei que, se lermos o documento todo, ficamos até a perceber - caso não tenhamos ainda entendido - que as "gorduras" do Estado encontram-se nos órgãos "federais e de governo" (sic do documento) e não na administração local.

Isto são dados oficiais (da OCDE), publicados num site oficial (do Governo português). Vale muito a pena ler com atenção o estudo, que ajuda a desmistificar estes e outros preconceitos sobre o emprego público em Portugal.

Lembrei-me deste gráfico ao ver, no telejornal de hoje, o anúncio da OCDE sobre a recessão em Portugal - "o único país desenvolvido do mundo que está em recessão económica".

Pronto, está bem, se a OCDE o diz deve ser verdade. Só é pena que nem toda a verdade passe na televisão.

Encontram o documento integral aqui:

http://www.dgap.gov.pt/index.cfm?OBJID=c56e2903-1f51-417d-8839-240c045f72c9

(A Década - emprego público em números, 1995 - 2005, editado em 2009. Abre em formato pdf)

1 comentário:

Debaixo do Bulcão disse...

Entretanto, o documento a que me refiro desapareceu do site da Direcção Geral da Administração e do Emprego Público, pelo que o link que incluo no final deste artigo fica sem efeito. Coincidências...