segunda-feira, novembro 01, 2010

Que bom não há ECALMA (nem polícia, pelos vistos...)!


Neste fim de semana prolongado, os passeios e a zona pedonal de Almada foram invadidas por carros. (Suponho, então, que a facturação dos comerciantes da cidade - os tais que reivindicam a reabertura ao trânsito da zona pedonal - tenha aumentado em flecha... mas adiante.)

Desde sábado, há carros estacionados por todo o lado onde o estacionamento é proibido. E hoje, dia 1 de Novembro, há até um que armou banca na Praça do MFA: estacionaou ali a viatura, abriu a porta de trás e fez dela um ponto de venda de legumes!
O descaramento é tanto, que nem me parece necessário acrescentar mais nada.

A não ser um pequenino pormenor (sem importância nenhuma, já se vê):

"É proibido parar ou estacionar:

f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direccionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões"

Código da Estrada, artigo 49º Proibição de paragem ou estacionamento (cf aqui).

Não sei que parte de "é proibido parar ou estacionar" e "nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões" esta gente toda não entende.
Sei, sim, que estou muito farto da falta de civismo e da esperteza saloia que, principalmente nos últimos anos, anda a proliferar na minha cidade!

8 comentários:

Luis Eme disse...

isto só se resolve quando existir um "piquete de serviço" da ecalma, 24 horas...

Debaixo do Bulcão disse...

não sei, Luís. mas a ideia que fica, com este tipo de comportamento, é essa mesmo!
ou então mudam-se as leis e cria-se um código da estrada especial para Almada...

Debaixo do Bulcão disse...

aliás, tenho visto, muitas vezes, quem fique à espera do final da tarde, quando a Ecalma já não está de serviço, para poderem ir meter carros em cima do passeio.

carros e até camiões (!), no caso de uma instituição suponho que de apoio a toxicodependentes (e tenho fotos que provam o que digo)...

estou farto de toda essa esperteza saloia e de toda essa falta de respeito pelos outros.

Luis Eme disse...

ainda hoje, ao fim do dia, quando passei em frente da escola cacilhas-tejo, ao ver o passeio cheio de carros, lembrei-me desta "posta".

para passarmos temos de fazer gincana à volta dos carros.

Debaixo do Bulcão disse...

também não percebo porque razão isso não foi ainda resolvido (Cacilhas até é das zonas da cidade com mais lugares de estacionamento)

Toonman disse...

e o coitado que tem o azar de trabalhar de noite e deixar o carro em casa durante o dia é constantemente multado por fazer algo que os vizinhos fazem regularmente.
isto soa a dois pesos e duas medidas.
se a ECALMA é incapaz de fazer cumprir as regras de modo igual para todos, então terá que encontrar alternativas.

Debaixo do Bulcão disse...

isto foi durante o fim de semana alargado. aqui a responsabilidade não era da Ecalma (que só funciona nos "deias úteis") mas sim da Polícia. quando a Ecalma está de serviço não vez estas coisas, pelo menos na zona pedonal.

Debaixo do Bulcão disse...

"não vês", queria eu dizer. também tenho direito a um erro ortográfico, de longe em longe, não é? :D