quinta-feira, junho 17, 2010

Uma questão de "bolhas" no Facebook? Ou algo mais - tipo, censura!?


Há pessoas que têm visto os seus perfis do facebook desaparecer de forma misteriosa. São pessoas que veem as suas contas desactivadas depois de meterem comentários no mural de uma página que se chama "não resisto a estoirar as bolhas do plástico de bolhas de ar".


Eu vou lá meter um comentário. Mas receio que o meu perfil seja apagado logo a seguir. E não, não estou a brincar!

Há mesmo aqui um caso de censura. Absurda e fútil - porque, como verão, tudo se resume a...bolhas! Mas censura, de facto!
Vou contar-vos a história, de forma breve, resumida e muito factual.

Como possivelmente saberão, um dos "passatempos" mais bem sucedidos entre os utilizadores dessa rede social, é rebentar, ou estoirar, plástico-bolha. Grupos e páginas sobre bubble wrap - ou equivalentes, em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol... - havia aos pontapés e tinham muitos membros e fãs. Não havia era nada disso em português. Não havia, até Dezembro passado, quando apareceu o primeiro grupo tuga sobre o assunto. Chama-se REBENTAR PLÁSTICO DE BOLHAS? FIXE! - e, já agora, convido-vos a visitarem-na aqui http://www.facebook.com/group.php?gid=227026504318&ref=ts.

Em Março deste ano aparece uma página que começa a fazer muito sucesso (de forma muito rápida e, para mim, ainda muito misteriosa: chegaram a ter, segundo os próprios, 1 novo fã por minuto, o que me parece estranho, mas adiante...). Um dos administradores do grupo mais antigo (um utilizador do fb chamado Miki Sorraia) foi lá, deu-lhes os parabéns e aproveitou para dizer "visitem o nosso grupo, já que temos algo em comum mas não fazemos concorrência".

Resultado? A pessoa que escreveu isso foi impedida de fazer comentários na página. Ainda tem a conta activada, continua "fã" da página, mas não visualiza a janela de comentários nem o botão "gosto".
Estranho, não é?

A seguir aconteceu pior com dois administradores desse primeiro grupo. Um deles (Carlos Martinez), viu o seu perfil apagado logo após ter feito um comentário na página. Mas foi "logo após", literalmente: escreveu, terminou sessão, foi à sua vida e, pouco depois, quando tentou entrar no fb viu que tinha a conta desactivada!!!

O outro, Álvaro Santos, também viu a sua conta desactivada, mas "só" ao segundo comentário. No primeiro comentário que fez perguntava porque razão as referências ao grupo eram constantemente e imediatamente apagadas adquela página (quando links para outros grupos e páginas e perfis não são apagados e ficam lá durante dias).

Ele ainda teve uma resposta: que a página apaga os links de outros porque optou por não aceitar spam; e que não são os administradores do grupo quem desactiva perfis, mas sim o facebook!

Mas, se passarem agora mesmo por essa página encontram lá, muito provavelmente, ligações (spam, portanto?), que não foram apagadas, e que ficam lá durante muitos dias! É ou não uma tentativa de ocultar e atacar, apenas, os membros do grupo que apareceu entes e que, aparentemente, tanto incomoda os administradores da página - pergunto eu

Ora bem, isto foi da primeira vez que ele comentou. A seguir, fui lá eu fazer umas perguntas e manifestar as minhas dúvidas.

Ele (Álvaro Santos) comenta o meu post (no dia 27 de Maio) e acontece o quê? Acontece que, logo no dia seguinte, ele fica sem a sua conta do fb!!! Que coincidência extraordinária!

Eu não sei se foi mesmo o fb que apagou as contas dos administradores do grupo Rebentar Plástico de Bolhas? Fixe!. Acho é muito estranho que isso tenha acontecido logo após comentarem numa página chamada "não resisto a estoirar as bolhas do plástico de bolhas de ar". E sim, neste momento, depois de dedicar bastante tempo a investigar o assunto, tenho a certeza do que afirmo! Comentas naquela página e, se dizes alguma coisa que não lhes agrada, a tua conta desaparece misteriosamente!!!

Como disse um dos administradores do grupo (o mais antigo, o Rebentar Plástico de Bolhas? Fixe! - que apereceu em Dezembro de 2009), parece que os tipos que criaram a página (que apareceu só em Março deste ano) têm o medo ridículo que se saiba que, afinal, não foram eles quem teve a ideia. Foi o Alvaar Santux quem escreveu isto, mas escreveu-o num comentário que já ninguém volta a ler - porque a conta dele foi desactivada!

Agora, como vos disse, irei lá manifestar - mais uma vez - a minha estranheza. Mas tenho medo que a minha conta leve o mesmo destino da dos outros dois.

Por tudo isto, aconselho-vos a terem muito cuidado com aquela página.

E -porque, como já entenderam, também estou no facebook e também tenho por lá amigos virtuais - cheguei mesmo a pensar sugerir aos meus amigos que se desvinculem da dita (caso tenham aderido) e/ou que a denunciem por dirigir ataques a terceiros ou por permitir spam (isso - denunciar conteúdos ou atitudes - faz-se num botão que existe no fundo da barra lateral esquerda da página).

Mas pensei melhor, e afinal não vou sugerir nada. Cada qual que pense no assunto e faça o que entender.

Nota de rodapé - se decidirem fazer alguma coisa, não fiquem baralhados: o grupo foi a vítima, o agressor (enfim, "alegado" agressor.. bah!) foi quem administra a página. Não se enganem, ok?

2 comentários:

Toonman disse...

também te apagaram a conta?

Debaixo do Bulcão disse...

não.
mas quando lhes fui perguntar vieram com uma conversa que era mesmo para o gozo, tipo não sabemos de nada, não temos nada a ver com isso, quem pode fazer essas coisas é o facebook, não somos nós. (portanto eu era um tótó que não sabia como funcionam as denúncias ao facebook). é claro que a partir daí o caso tornou-se "pessoal".
mas mesmo que não o fosse. mal estarei eu quando me vierem denunciar coisas destas e eu confirmar que são verdade e não tentar fazer nada, se tiver oportunidade para o fazer. nesse dia reformo-me.