domingo, fevereiro 28, 2010

O "novo" livro de Alexandre Castanheira é um "Tributo a Almada"


Alexandre Castanheira comemora hoje 82 anos. Poeta, dramaturgo, ensaista, dirigente associativo, professor universitário, grande divulgador das Artes e letras que se fazem por terras almadenses - Castanheira praticamente dispensa apresentações, tal é a amplitude e importância da sua obra.
(No que diz respeito às Letras, então, é mesmo um caso excepcional, num concelho como o de Almada, onde há muita gente a escrever - isso é certo - mas onde poucos se têm distinguido nesse ofício. É a minha opinião.)
O livro apresentado no dia 27 de Fevereiro é uma reedição (via Poetas Almadenses, na colecção Índex Poesis) de textos escritos para o catálogo da exposição de pintura de Albino Moura, "Almada do meu olhar"
Não serão, certamente, do mmelhor que Alexandre Castanheira escreveu até hoje. Mas, ainda assim, vale a pena lê-lo. E vê-lo a declamar a sua poesia.
Ou, também, ver e ouvir Francisco Naia - que adaptou, destra forma, a poesia de Alexandre Castanheira:


(Sessão de lançamento de "Tributo a Almada (Assim aprendi a olhar Almada)", poesia de Alexandre Castanheira, editada pela associação Poetas Almadenses. Le Bistro Café, Almada, 27 de Fevereiro de 2010)

Sem comentários: