terça-feira, abril 07, 2009

"A Força das Palavras"


A Associação Cultural Ecos D'art promoveu, em 2008, o prémio literário "A Força das Palavras", destinado aos alunos das escolas do ensino básico e secundário do concelho de Sesimbra. Foi a primeira de muitas edições (suponho eu, e espero que assim seja).

«Este evento, que se pretende ser anual, tem como objectivo fomentar na camada estudantil o gosto pela escrita, desenvolver a imaginação, despertar a criatividade nas modalidades poesia e conto», explica Artur Vaz, presidente da Ecos D'art. Nesse sentido, está já a ser preparada mais uma edição do concurso, para o corrente ano lectivo de 2008/2009. Com o apoio da Câmara de Sesimbra e do Montepio Geral, que dá a guita (o graveto... os euros... essas coisas).

Ora, isto tudo é muito bom: é bom haver quem se interesse em incentivar os jovens a escrever, e - melhor ainda? ou menos mal? - é bom que exista uma instituição financeira que ajude a concretizar as boas intenções dos agentes culturais.

Oxalá fosse sempre assim! Parabéns, Artur Vaz e Ecos D'art, parabéns Câmara de Sesimbra e parabéns Montepio (com essa boa acção já tiveram direito a duas referências à borla aqui no blogue das vitorinices, hein?).

Eu tive o prazer de colaborar na primeira edição do evento. Foi assim: há coisa de um ano, o Artur Vaz convidou-me para fazer parte do júri (ser um dos avaliadores dos poemas entregues a concurso); a minha primeira reacção foi dizer que não tenho competência para avaliar poemas de ninguém; a minha segunda reacção foi pensar que seria muito estimulante ter a oportunidade de ler novos poemas de novos autores; aceitei, e fiz muito bem, se querem que vos diga.

Fiquei a conhecer, então, poemas de jovens muito talentosos e - eventualmente - com capacidades para desenvolverem as suas aptidões literárias. O concurso tinha 3 escalões: dos 7 aos 10 anos, dos 11 aos 15 anos, e dos 16 aos 18 anos. Em todos encontrei poemas muito interessantes. E, como receava, tive alguma dificuldade em cumprir a função de "avaliador" que me foi incumbida.

Agora a Ecos D'art editou o livro do concurso (edição 2008). Eu aproveito para começar a divulgar, nos meus blogues, os textos de alguns autores que participaram no evento. Para já, estimadíssimos leitores deste blogue, deixo-vos um poema que se intitula, mesmo a propósito, "A Força das Palavras" (no "post" abaixo deste). Outros poemas (e prosas) da mesma colheita estarão disponíveis em breve no Debaixo do Bulcão.

Sem comentários: