quarta-feira, setembro 30, 2009
EU NÃO ACREDITO EM VAMPIROS MAS LÁ QUE ELES EXISTEM EXISTEM ou breve relato de como a Câmara de Évora foi indrominada pelo "Príncipe da Transilvânia"
Burla
Era o 'príncipe da Transilvânia' que ia investir e acabou preso
por LUÍS MANETA
Tristan Gillot garantia às autarquias que tinha dinheiro para fazer fábrica e oferecer centenas de postos de trabalho. As autarquias acreditaram. A PJ não
Apresentou-se em Évora como o "príncipe da Transilvânia" e com um ambicioso projecto nas mãos: uma fábrica de construção aeronáutica que iria permitir a qualquer português comprar um pequeno avião. A fortuna de milhões de euros, que garantia ser herança de família, serviria de garantia bancária. A autarquia acreditou, motivada pelos futuros postos de trabalho na região.
Mas o banco onde entrou o processo não foi na conversa. E o "príncipe" acabou esta semana por ser preso.
A elegância, a conversa e a suposta fortuna de Tristan Gillot, um belga de 38 anos, foram suficientes para convencer a Câmara de Évora a aprovar, a 13 de Julho de 2005, a cedência de 2688 metros quadrados à Falcon Wings. Esta seria a empresa, de capitais belgas, que iria construir a fábrica.
A autarquia justificou a decisão com o facto de a empresa ir criar 300 postos de trabalho. Um mês depois, na cerimónia de apresentação do projecto, era garantido um investimento ainda maior e uma garantia de 2500 postos de trabalho.
A mesma proposta, segundo a PJ, foi feita posteriormente noutras zonas: Arraiolos, Covilhã e finalmente em Ponte de Sor. A fábrica nunca chegou a ser criada porque "duas entidades bancárias nacionais, aquando da tentativa de ali serem negociadas duas garantias nos montantes
de 500 milhões de euros e de 60 mil euros, respectivamente", expuseram a suspeita à Polícia Judiciária.
Notícia completa aqui:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1376552&seccao=Sul
Uf... Pronto, já acabei de rir.
E nem vou comentar muito. Só notar que isto aconteceu numa autarquia liderada por um político que até me causou boa impressão, em 2000 - era eu jornalista no Jornal D'Hoje, de Portalegre, e José Ernesto de Oliveira presidente da Comissão Cordenadora Regional do Alentejo. Num
distrito em que o PS tinha 10 de 15 câmaras e - já nesse tempo - muitos tiques de autoritarismo, o presidente da CCR parecia destacar-se pela positiva (e também por ser um político inteligente). Afinal, parece que bastou um "Príncipe da Transilvânia" (terra do Conde Drácula, como se sabe) e um mandatário belga bem vestido e bem falador para que a edilidade caisse no conto do vigário.
Enfim... É o Portugal possivel. ou não?
(Nota final: a imagem é daqui; o título que escolhi para este artigo é, obviamente, uma piada... ou não)
terça-feira, setembro 29, 2009
Mafaldinha, a kota de 45 anos!
Mafalda é uma menina argentina de cerca de sete anos, filha de pais de classe média, um empregado de uma companhia de seguros e uma dona-de-casa. Está sempre escutando rádio ou vendo TV em busca de notícias favoráveis à paz no mundo, tomado pela guerra do Vietnã, e ao progresso de seu país, vitimado pela inflação e pela migração de seus jovens por falta de oportunidade.
Sábado vamos correr com o racismo!
http://www.frenteantiracista.pt/
segunda-feira, setembro 28, 2009
Frases da noite eleitoral "socialista". Comentários meus
(Ana Gomes, dirigente do PS, deputada no Parlamento Europeu, candidata pelo PS à Câmara Municipal de Sintra)
(António José Seguro, dirigente do PS, deputado na Assembleia da República, candidato pelo PS à Câmara Municipal de Braga)
(Apoiante do PS num programa de opinião pública da SIC-Notícias)
domingo, setembro 27, 2009
Em Almada, o PS desceu e muito. A CDU também, mas menos. Agora vamos às autárquicas.
PS 35,57%
31.702 votos
PPD/PSD 18,57%
16.556 votos
PCP-PEV 17,36%
15.474 votos
B.E. 13,12%
11.699 votos
CDS-PP 9,09%
8.100 votos
Legislativas de 2005:
PS 43,9%
40.894 votos
PPD/PSD 17,87%
16.649 votos
PCP-PEV 17,42%
16.228 votos
B.E. 10,29%
9.584 votos
CDS-PP 5,59%
5.204 votos
(Como dizia o outro, é fazer as contas...)
Números oficiais, em
http://www.legislativas2009.mj.pt/
Legislativas 2009: resultados na minha Freguesia
PS desce de 4.124 votos para 3.272 votos
CDU desce também, mas menos: de 1.898 votos para 1.738 votos
PSD sobe (*) de 1.334 votos para 1.240 votos
BE sobe de 910 votos para 1.197 votos
CDS também sobe: de 411 votos para 767 votos
(E, curiosamente, o PCTP mantém a mesma votação de 2005: 132 votos)
Em resumo: o PS desce muito (quase mil votos); a CDU perde menos (cerca de cem votos); os outros sobem.
Fonte:
http://www.legislativas2009.mj.pt/
(*) aliás, desce. em cima da hora, fiz mal as contas. agradeço ao PréDatado a rectificação.
sábado, setembro 26, 2009
VOTAR
sexta-feira, setembro 25, 2009
«A JCP não concorre às eleições, não é? Portanto...»
quinta-feira, setembro 24, 2009
Estão a gozar, certo? Não estão? É mesmo notícia? E logo no DN? Eh lá! Então deve ser a sério!
Um candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Moura, de seu nome Pedro dos Reis, foi detido sexta-feira pela GNR por, alegadamente, estar a furtar palha numa herdade localizada na periferia da cidade alentejana, avançou ao DN fonte da Guarda, acrescentando que o homem, de 63 anos, foi interrogado e constituído arguido, ficando a aguardar em liberdade o desenrolar do processo.
A cabeça de lista e presidente da distrital de Beja do CDS, Sílvia Ramos, confirma o envolvimento do seu "número 3" no caso, mas diz que isso não a fará alterar a composição da lista.
Fonte: Diário de Notícias
quarta-feira, setembro 23, 2009
Karpov vs Kasparov ou uma anedota da "guerra fria"
segunda-feira, setembro 21, 2009
"Queremos mudar este mundo!"
“Queremos cambiar este mundo”, dice Juanes a la AP, asombrado por el multitudinario concierto
Em Cubadebate
domingo, setembro 20, 2009
O novo amigo de Paulo Portas?
sexta-feira, setembro 18, 2009
Um festival de música, na Costa de Caparica, em Setembro de 1989
(E isto é apenas uma recordação enternecida, antes de voltar à realidade actual - quiçá ainda mais eivada de parvoíce.)
quinta-feira, setembro 17, 2009
Peste & Sida vão de bicla para o "Sol da Caparica"
Notícia de hoje, no Expresso online:
Os Peste & Sida comemoram este ano os 20 anos da edição de "Portem-se Bem". No seu segundo álbum estavam incluídos temas que garantiram muito airplay nas rádios: "Chuta Cavalo", "Paulinha" e "Sol da Caparica".
Em 2009, a banda liderada pelo baixista João San Payo regrava "Sol da Caparica". A letra foi reformulada e apela a sentimentos de ecologia e bem viver. Deixa o "descapotável pela ponte com o cabelo a voar" e substitui-o pelas duas rodas das bicicletas, pela ciclovia Trafaria - Costa da Caparica e pelo cacilheiro de Belém até à outra margem.
A nova pele de "Sol da Caparica" associa-se à Câmara Municipal de Almada e à Agência Municipal de Energia de Almada. O tema é divulgado hoje, 17 de Setembro, dia da Bicicleta da Semana Europeia da Mobilidade, data da inauguração do percurso de ciclovia Trafaria-Costa da Caparica.
Os Peste & Sida apresentam o single "Sol da Caparica, na minha bicla" pelas 18 horas no Centro de Interpretação Ambiental na Costa da Caparica.
Fonte: http://aeiou.expresso.pt/
(Nota de rodapé: eu estava para trazer hoje aqui outro assunto, relacionado com um festival de música que decorreu na Costa da Caparica, há 20 anos; mas dificuldades inesperadas de acesso à net obrigaram-me a pôr em prática este "plano B", com a papinha já toda feita - e que, por acaso, até veio bem a propósito. Obrigado, Peste & Sida, pela ajudinha que deram a este desamparado blogueiro!)
quarta-feira, setembro 16, 2009
Semana da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros
segunda-feira, setembro 14, 2009
E queixam-se de quê, afinal?
Daí a reivindicação dos homens do pequeno comércio: reabram a "zona pedonal" ao trânsito, pelo menos durante um período experimental, para vermos se tal resulta em maior oportunidade de negócio.
Ainda a Festa do Avante!...
quinta-feira, setembro 10, 2009
Imigrantes, criminalidade, regionalização
Diz ele, e eu concordo. Parece-me, aliás, uma asserção óbvia: o aumento da criminalidade violenta em Portugal está relacionada com redes de criminosos (de tipos de crimes que não conhecem fronteiras) e não com os cidadãos de outros países que procuram Portugal para trabalhar e, assim, criando riqueza para o país de acolhimento, desenrascarem-se, também eles, melhor do que o conseguiriam fazer "na sua terra" (porque a "sua terra" é depauperada e nós fazemos parte do "mundo ocidental e civilizado" que a depauperou).
fica para outra ocasião). Vou, sim, lembrar as palavras do Procurador, Pinto Monteiro, citadas pelo jornal Público:
"Não é possível estabelecer uma relação directa entre a criminalidade e a imigração. Nada o permite. Não se justificam especiais medidas de segurança relacionadas com a imigração, para além de fazer respeitar rigorosamente as leis em vigor", disse, lembrando ainda que uma das
prioridades da justiça é o combate às redes criminosas de tráfico de pessoas.
todos eles estão sujeitos à avaliação popular e ao respectivo escrutínio, nas urnas, de tanto em tanto tempo. Sabemos quem são, temo-los sempre debaixo de olho e podemos votar neles ou não.
escrutinados pelo voto popular. E, já agora, também pelo voto dos tais imigrantes que, longe de andarem a cometer crimes, saem de casa todos os dias para ir trabalhar (muitas vezes - e ainda hoje - em trabalhos que os portugueses não querem fazer em Portugal) e, dessa forma, criam riqueza para o país de acolhimento e, em última análise, ajudam até os titulares de cargos públicos a terem dinheiro para os almoços.
segunda-feira, setembro 07, 2009
Peste & Sida, 20 anos depois, sob o sol da Atalaia! (e mais umas coisinhas sobre a Festa do Avante...)
Agora, para terminar isto falando de coisas sérias, refiro que gostei muito - mais uma vez - do comício da Festa.
quarta-feira, setembro 02, 2009
A grande Festa da cultura!
Soeiro Pereira Gomes na Festa do Avante 2009
Michel Giacometti - vida e obra lembradas na Festa do Avante 2009
terça-feira, setembro 01, 2009
Xutos e Pontapés em Corroios
Um enorme concerto nas Festas de Corroios, edição 2009. Nunca tinha visto aquele recinto tão cheio (e já lá vou há alguns anos). Se alguém vos disser que, além do vinho do Porto, há outras coisas que melhoram com a idade, não acreditem até verem um concerto dos Xutos. Também os conheço (de ouvido) há alguns anos. E, caramba, acho mesmo que eles estão melhores que nunca! Que mais vos posso dizer - logo eu, que fiquei sem palavras?