sábado, setembro 26, 2009

VOTAR


(Reflectindo, no dia à reflexão destinado...)

Eu voto porque gosto de tratar dos meus assuntos. Não gosto que decidam por mim.

Eu voto porque é votando que se defende e reforça a democracia. Esta democracia que é formal, imperfeita, insuficiente - mas a que temos, até ver.

Eu voto até mesmo pela simples razão de que, durante muitos anos, não tive a oportunidade para o fazer (pois não tinha ainda a nacionalidade portuguesa).

Eu voto. Votar é ser socialmente responsável. É delegar poderes em quem confio, e não deixar os meus assuntos só nas mãos daqueles que me prejudicam. É defender as liberdades que nos restam, na democracia imperfeita em que vivemos.

E é, também, um acto de homenagem a todos os que, durante quase 50 anos de ditadura, lutaram e morreram para que eu possa, agora, escolher o que quero para mim, para os meus e para o meu país!

Sem comentários: