segunda-feira, maio 25, 2009

Nené, o grande goleador!


Amiguinhos: hoje venho aqui falar-vos de futebol. Mais concretamente de um grande jogador, avançado, excepcional goleador, conhecido como Nené.

Mas não, não é o que se sagrou este ano melhor marcador da 1ª Liga portuguesa ao serviço do Nacional da Madeira.

Não senhor: refiro-me aqui a outro, que já arrumou as botas há muito tempo - enquanto jogador, pois continua ligado ao futebol, nos escalões de formação do Benfica.

Tamagnini Nené foi um dos meus "ídolos" de infância. Era o avançado que, como se dizia (como alguns o acusavam, aliás) "não sujava os calções mas marcava golos".

Era jogador de grande técnica, de grande velocidade e, mais importante, de grande inteligência.

Começou a sua carreira em Moçambique - no Ferroviário da Manga - e depois, já em Portugal, jogou sempre no Benfica (embora, a dada altura, estivesse quase para se transferir para o Boavista).

Por ser veloz (com e sem a bola nos pés) começou por ocupar a posição de extremo. Mas foi como ponta-de-lança que se notabilizou, ao serviço do clube da Luz mas também da Selecção Nacional. Já no final da carreira, desempenhou - com muita competência, aliás - as funções de "número 10" (no Benfica, claro!).

Não sei se alguma vez tentou a - ou foi tentado pela - carreira de treinador nos escalões superiores. Suponho que tem a inteligência e o discernimento necessários para tal função. (Ou, pensando melhor, talvez tenha a inteligência e o discernimento necessários para NÃO ocupar tal função - pelo menos no Benfica.)




Mais informação sobre esta "velha glória" benfiquista:


(páginas da Wikipédia em português e inglês, respectivamente - e notem que a versão "inglesa" está muito melhor documentada, vá-se lá saber porquê...)

Sem comentários: