Até meados dos anos 90, não havia em Portugal televisão por cabo. Em 1994 apareceu uma empresa chamada TV Cabo (que, diga-se, a talhe de foice, fez a sua grande aposta na Margem Sul e teve a a sua sede regional - TV Cabo Sado - em Almada). Essa empresa prometia fazer chegar a novidade que era a televisão por cabo aos lares dos portugueses, usando para isso uma rede de fibra óptica (nas ligações de média e longa distância) complementada com o "tradicional" cabo coaxial, nas ligações urbanas.
Em 1995, a revista Sem Mais, de Setúbal, dava conta da novidade que era a televisão por cabo em Portugal. E referia a fibra óptica, sem grande alarido sobre o assunto. Sabem porquê?
Porque a fibra óptica não era nada de novo! Tinha sido inventada na década de 70! A novidade era a televisão por cabo - não a fibra óptica!
Em 2009 - quando passaram... deixa cá fazer as contas... 15 anos? já!?... - vem a Portugal Telecom (grupo do qual faz parte a TV Cabo, se não me engano) lançar uma grande campanha de marketing para promover a "nova tecnologia" que é, supostamente, a fibra óptica.
Tecnologia que é nada nova (repito): foi inventada no século passado (nos anos 70) e chegou a Portugal há pelo menos 15 anos!
Temos então luzinhas a brilhar em cabo de fibra óptica? Uau! Que "novidade"! Que bonito!... Que modernos somos nós!... não é?...
Não, não é. É treta e não tem nada de novo. Mas tudo bem: encaremos isso como marketing.
A chatice é que esse marketing só resulta porque somos um país de fraca literacia e de memória muito curta. E isso é muito triste. Dá vontade de rir, é verdade. Mas dá vontade de rir porque é triste! Só mesmo por isso.
2 comentários:
A TV Cabo já não pertence à PT mas sim à ZON que é o novo nome da antiga PT Multimédia.
Obrigado pelo esclarecimento, PréDatado.
Enviar um comentário