segunda-feira, maio 11, 2009

Algumas considerações sobre os acontecimentos no Bairro da Bela Vista, em Setúbal



1 - Em 1998, quando comecei a conviver com jornalistas que residiam em Setúbal, ouvia falar muito de um bairro chamado Bela Vista. Diziam, nessa época, algumas das pessoas que então conheci, que era desse bairro que saiam os criminosos que assaltavam e roubavam. Essas pessoas, de Setúbal, achavam que Almada era uma cidade muito violenta. Mas sempre que eu ia a Setúbal ouvia alguns deles queixarem-se de que tinham sido roubados. E eu, aqui em Almada, não via nada disso. Via alguns desacatos nos autocarros, com gente dos subúrbios - mas já não tantos, nem tão graves, como acontecera durante anos anteriores da década de 90. Em Almada, os problemas foram-se resolvendo (ou minorando). E em Setúbal?


2 - Em 2001, fui morar para Setúbal. Para a zona do Bonfim, muito longe da Bela Vista. Mas continuei a ouvir as mesmas histórias de delinquência relacionadas com jovens da Bela Vista. Por acaso (ou talvez não por acaso) também tive a oportunidade de conhecer pessoas de associações que trabalhavam nesse bairro (ou com pessoas desse bairro). Diziam, essas pessoas, que não se podia avaliar os moradores da Bela Vista em função de meia dúzia de delinquentes que por lá andavam. E eu acredito: morei muitas vezes noutros bairros, de muito má fama, e sei que a fama é sempre maior que o proveito (porque há muita gente que mora nesses bairros e não tem que ser confundida com os merdosos que por lá andam).

3 - Em 2002 estive novamente a trabalhar em Setúbal. E foi então - mas só então - que conheci um pouco do bairro da Bela Vista. Fui lá beber uns copos, com um colega de redacção, a um barzito de uma associação local. Mas a Bela Vista é muito grande. Eu fui ao bairro amarelo da Bela Vista. Há também o cor de rosa. E há o azul. A esses não fui.

4 - Em todos estes anos, sempre ouvi dizer que a Bela Vista é um refúgio para gente ligada ao tráfico de droga e à criminalidade violenta. Sempre ouvi dizer que, dentro da Bela Vista, há zonas onde a polícia não entra (caso do bairro azul) sem ser recebida a tiro. Sei - e afirmei-o já aqui - que não se pode meter tudo no mesmo saco. Mas, caramba!, toda a gente falava já da Bela Vista, há bem mais de uma década! Toda a gente sabia que aquele bairro era um "barril de pólvora" (desculpem lá a expressão meio marada, mas não me lembro agora de outra melhor), mas fizeram o quê para melhorar a vida daquelas pessoas e para identificar os criminosos (evitando, assim, que eventualmente paguem, agora e daqui para a frente, os justos pelos pecadores)?


5 - E admiram-se agora de quê?

(foto: SemMais Jornal, 2001 - editada, para não identificar ninguém)



Sem comentários: