terça-feira, outubro 30, 2007

Uma certa Almada, nos anos 90...

Os anos 90 do século passado foram, em Almada, uma época de grande proliferação de bandas da chamada "música moderna". Esses grupos (e os de teatro, também...) eram a face mais visível de um movimento cultural "alternativo", muito típico desta cidade.
Em 1995, a Câmara de Almada promoveu, pela primeira vez, uma quinzena da juventude (até então era, "apenas", a semana da juventude). E também uma mostra de bandas "de garagem".
Por ser a primeira edição, ainda em formato "experimental", chamou-se "Mostra Zero".
O evento teve grande sucesso, repetiu-se nos anos posteriores e, já neste milénio, transformou-se em Concurso de Música Moderna.
Se quiserem conhecer um pouco da história deste evento (e da "movida" cultural que lhe estava subjacente) visitem, no blogue Almada Cultural por extenso:




4 comentários:

Luis Eme disse...

Os anos noventa foram extraordinários em todas as áreas, Vitorino.

Houve mesmo um "boom" cultural em Almada. Foi a música, o teatro, as artes plásticas e a literatura.

Infelizmente houve pouco aproveitamento de tanta actividade. Além dos casos raros de grande talento, só quem se deixou "institucionalizar" é que vingou...

Debaixo do Bulcão disse...

Luís: ainda me lembro que, lá mais para o final da década, apareceu uma lei (lei mesmo, da administração central) que impedia as associações informais de receberem subsídios.
É verdade que, nesse tempo como agora, sempre fomos muito subsidio-dependentes, valhanosdeus! Mas, com regras daquelas, o que poderiam fazer os grupo de jovens senão "institucionalizar-se"?

António Vitorino

mio disse...

Eh, tenho tantas fotos desses concertos :D

Debaixo do Bulcão disse...

AH POIS! AGORA É QUE DIZES???
OBRIGADINHO, PÁ!!!!!

Estou a brincar... A verdade é que nem sequer me lembrei de te pedir. Queria fazer uma coisa a partir dos textos que escrevi para os jornais e dos programas da(s) mostra(s).
Mas em 2010, quando a Mostra fizer 15 anos, peço-te então aa fotos. Vê é se até lá não ficam amarelas!
(eh eh eh!...)