terça-feira, outubro 16, 2007

A propósito de “revolução”:



uma banda italiana chamada CCCP,
ou o “punk filosoviético – música melódica emiliana”!


(explicação prévia: “punk filosoviético” é mesmo o que parece ser; já “música melódica emiliana”, contrariamente ao que possa parecer, não tem nada a ver com a presidente da Câmara Municipal de Almada, mas sim com uma região de itália, denominada

Os CCCP nasceram em 1982, em Berlim. No ano segunte editam o primeiro EP, Ortodossia, no qual incluem já dois dos temas mais famosos da banda: Spara Yuri e Islam Punk.

Spara Yuri


Punk Islam

Quando eu os conheci, nos finais dos anos 80 do século passado, estavam eles a dar as últimas... enquanto CCCP. Porque, logo a seguir, transformaram-se em CSI (Consorzio Suonatori Indipendenti). O que é, obviamente, uma piada ao “sucedâneo” da União Soviética, que se chamou Comunidade de Estados Independentes.
Escusado será dizer que esta mudança de nome demonstra um refinado sentido de humor que, diga-se, esta banda sempre fez questão de exercer.
Um exemplo? Ora vejam (e ouçam a “letra” com atenção):

Mi ami?


E, para terminar, um brinde aos que, em Almada, não se cansam de procurar argumentos para dizer mal da presidente da Câmara!

Emilia Paranoica

Mas não vale fazer piadas com a presidente da Câmara de Almada, ok? É que já chegam muito atrasados: eu e o Paulitos já as fazíamos, há mais de 15 anos, quando cantávamos esta música. E somos comunistas, e apoiamos a maioria que governa Almada (ou seja: eu apoio e penso que ele também... apesar de a gente não se ver desde a Festa do Avante, e de eu não lhe ter perguntado nada a esse respeito). Portanto, se quiserem fazer piadas... olhem, governem-se por outro lado. Pode ser?

Mais sobre os CCCP / CSI:

Artigo na Wikipédia, muito completo (em inglês)
en.wikipedia.org/wiki/CCCP_Fedeli_alla_linea

Site com música, fotos e informações sobre esta(s) banda(s)
www.lastfm.pt/music/CCCP+Fedeli+alla+linea

Biografia (em italiano)
www.ondarock.it/italia/giovannilindoferretti.htm

4 comentários:

miguel disse...

obrigado. isto é mesmo mesmo muito bom.

Debaixo do Bulcão disse...

Também acho que é muito bom! E merece ser melhor conhecido. Divulguem!

Vitorino

paulitus disse...

claro que ainda apoio!ou achas que já fiz a minha "revizãozita constitucional tamanho familiar" (Armário Branco dixit)?

Debaixo do Bulcão disse...

Ora, camarada, sejas bem aparecido por aqui!

Quer dizer que a minha "provocação" resultou ah ah ah!...

E é claro que eu não estava à espera que não apoiasses. Só mesmo se não nos conhecessemos há tantos anos é que me passava pela cabeça uma coisa dessas!

Mas é que eu não posso expressar as opiniões das outras pessoas. Afirmo as minhas. Dos outros só posso dizer "penso que" "fulano isto ou fulano aquilo". Depois, se estiver enganado, podem sempre corrigir-me.

Vai aparecendo por cá mais vezes.

Um grande abraço!

Vitorino