quarta-feira, abril 30, 2008

"Imigrantes: integrados ou excluídos?"

Em véspera do 1º de Maio - Dia do Trabalhador - o jornal Notícias da Zona quis avaliar a importância dos trabalhadores imigrantes na sociedade portuguesa. (Clique nas imagens para ampliar e ler o texto)
Pedro Santarém, dirigente da Frente Anti-Racista, sustenta, nesta entrevista, a necessidade de alterar as leis da imigração - embora considere, também, que a legislação já foi bem mais desfavorável aos imigrantes. Em artigo de opinião, Fernando Soares Reis lembra que Portugal é, desde há muito, um país de emigrantes - e conta a sua experiência pessoal nos Estados Unidos da América...

A entrevista foi feita na sede da Associação Moitense dos Amigos de Angola (AMAA), no Vale da Amoreira. E contou com a presença de Pedro Santarém e do dirigente da AMAA, Caiano Dias. Obedecendo a critérios editoriais - que não tenho tempo nem vontade de explicar agora - decidimos, no jornal, que o entrevistado seria Pedro Santarém (Caiano aparece na reportagem sobre o mesmo tema) e que - porque o espaço em papel, não estica - teria de ser muito resumida. E assim foi...

O que se segue: reportagem de Catarina Cabral e António Vitorino, que falaram com trabalhadores imigrantes e com dirigentes de associações; uma entrevista de Fernando Soares Reis com um ucraniano, professor de música (a trabalhar nas obras...); e as opiniões dos deputados eleitos pelo círculo de Setúbal (das quais, com a vossa permissão - e porque não estou aqui na qualidade de jornalista, mas sim de blogueiro - destaco as palavras do comunista Bruno Dias: «Enquanto se olhar para a 'criação de emprego' como um favor e não como um factor essencial de crescimento e desenvolvimento, o problema estará sempre visto de pernas para o ar»).



Site do jornal Notícias da Zona:



1 comentário:

Madalena Barranco disse...

António, li as páginas do jornal pelo e-mail que me enviou. Sua matéria esclarece, junto com a Cristina sobre este tema que merece atenção mundial. Beijos e parabéns.