domingo, março 04, 2012

Greve ao consumo!


Greve ao consumo de produtos de "entertainment" (de lazer ou culturais): uma iniciativa convocada não sei por quem, mas que subscrevo e apoio activamente.

A tradução para português é, mais ou menos, a seguinte:

Com as campanhas continuadas para censurar internet e pelo encerramento de sites como o Megaupload sob a alegação de pirataria e conspiração, chegou a hora de tomar uma posição contra os lobys das empresas de mídia.

A única maneira de atingi-los é onde realmente dói.
Suas margens de lucro.

O apelo é para uma greve ao consumo a nível mundial durante este mês (março de 2012).

Não comprem um único registo. Não façam download, legal ou ilegal, de uma única música. Não vejam um único filme nos cinemas, nem façam downloads de filmes. Não comprem um dvd nas lojas, nem jogos de vídeo, nem livros ou revistas.

Esperem até ao final destas 4 semanas para comprá-los em abril: vejam o filme mais tarde, etc

Fazendo greve ao consumo durante estas 4 semanas, o resultado será uma lacuna, um buraco nos lucros das companhias de entretenimento durante o primeiro trimestre deste ano.

Um sucesso económico que, por sua vez, será observado pelos governos como uma perda significativamente grande de rendimentos.

Esta ação pode dar uma declaração de intenções:

"Não vamos tolerar que as indústrias de mídia continuem a exercer pressão para aprovar leis que censurem a internet"

Concordo. É tempo de partir para formas de luta verdadeiramente eficazes, em vez de andarmos simplesmente a repetir slogans ou ficar à espera de justiceiros mascarados que lutem pelos nossos direitos. Greve ao consumo é das melhores armas que conheço. E todos a podemos utilizar. Só precisamos de sair um bocadinho (só um bocadinho) da nossa zona de conforto.

Desconfio é que pouca gente estará para aqui virada. E é pena. Porque podia ser uma coisa grande e com efeitos sérios.

Sem comentários: