sexta-feira, junho 18, 2010

A lucidez de José Saramago



«Não é pelo facto de as coisas serem novas ou modernas que elas são necessariamente boas. E isto não é defender o antigo. É simplesmente considerar que não tenho nenhuma razão para acreditar que no momento em que eu estou a viver é o momento em que todas as coisas que se estão a fazer, as de agora e as que vão ter efeitos no futuro, são as únicas e as melhores que podiam estar a ser feitas e a ser pensadas, imaginadas e aplicadas. Não tenho qualquer razão para isso. pelo contrário: tenho muitas razões que me dizem que nós tomámos por um caminho errado.»

«A ditadura já não precisa de militares mal-encarados. Já não precisa de políticos corruptos. Já não precisa de batalhões da morte. Ainda os usa, claro está. Mas de um modo geral já não precisa disso. A ditadura de hoje é económica. Vivemos numa situação que se poderia chamar também de capitalismo autoritário.»

«O conceito de cidadão foi substituído pelo de cliente. A nós conveteram-nos em clientes. Somos consumidores, nada mais.»

Sem comentários: