segunda-feira, junho 01, 2009

O Ano Internacional da Criança (1979) em Almada


Há 30 anos, a Organização das Nações Unidas (pois, a ONU), promoveu a realização do Ano Internacional da Criança (AIC). O Dia Mundial da Criança comemorava-se já desde 1950. Mas, a partir de 1979 - com a realização do AIC - os problemas (e os direitos) das crianças passaram a ser assuntos mais "mediáticos", logo, mais visíveis e mais prementes.

Naquele tempo, as crianças não eram protegidas (nem viam os seus direitos reconhecidos) como são hoje. (E são, de facto, mais protegidas - apesar de alguns acontecimentos recentes poderem suscitar algumas dúvidas...)

Era, então, nessa época, imperativo chamar a atenção para os seus problemas.

O AIC foi - em Portugal, pelo menos - um ponto de viragem na forma como se encaravam esses assuntos. Criou-se uma dinâmica social envolvendo as "forças vivas" (a "sociedade civil", como se diz hoje). Dinâmica que deu origem, por exemplo, ao Instituto de Apoio à Criança (criado no início dos anos 80) e a outras instituições que trabalham para a infância.

Em Almada, existiam já algumas organizações que - desde 1974 - trabalhavam nessa área, fazendo o levantamento das inúmeras carências que existiam por cá, e tentando resolvê-las. Construiam-se parques infantis, creches, salas de actividades de tempos livres...

Mas sobre isso voltarei a referir-me numa próxima ocasião.Hoje, deixo-vos só mais este documento, sobre as comemorações do AIC em Almada.




E um assunto relacionado com este - teatro de fantoches da AIPICA, em 1979 - aqui:

1 comentário:

Debaixo do Bulcão disse...

Na foto: espectáculo de teatro, no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, de 1979. Comemoração realizada no Salão de Festas da Incrível Almadense.