quinta-feira, agosto 21, 2008

Nelson Évora, campeão olímpico



«Nélson Évora nasceu na Costa do Marfim em Abril de 1984 quando os pais, cabo-verdianos, trabalhavam nesse país africano. Com cinco anos chega a Lisboa. A naturalização obteve-a em Dezembro de 2001.

O desporto sempre foi a sua paixão. Na escola apaixonou-se pelo atletismo. Desde logo pelos saltos.


Iniciou-se no desporto escolar na disciplina de salto em altura. A sorte esteve do seu lado quando conheceu João Ganço, o seu professor de Educação Física e o seu treinador de sempre.

O técnico viu em Nélson um jovem diamante por lapidar e convenceu-o a dedicar-se aos saltos horizontais - comprimento e triplo - com resultados imediatos.


Em 2003, com 18 anos, sagrou-se campeão da Europa Juniores, o ano passado foi campeão mundial em Osaca, com uma marca de 17,74.

Sagrou-se, esta quinta-feira, campeão olímpico do triplo salto com uma marca de 17,67 metros



Fonte (texto e fotografias): Jornal de Notícias



texto completo em




2 comentários:

Madalena Barranco disse...

Olá António,

Você fez uma bonita selação de fotos e textos sobre os atletas olímpicos!! Parabéns aos vencedores e principalmente àqueles que particiáram com força de vontade.

Beijos - tenha uma linda semana.

Debaixo do Bulcão disse...

Obrigado, Madalena. E desculpe não responder aos seus comentários nem passar pelo seu blogue: é porque durante estes últimos dias de Agosto estou com maiores dificuldades par aceder à internet.

Beijos

A.V.