«Nélson Évora nasceu na Costa do Marfim em Abril de 1984 quando os pais, cabo-verdianos, trabalhavam nesse país africano. Com cinco anos chega a Lisboa. A naturalização obteve-a em Dezembro de 2001.
O desporto sempre foi a sua paixão. Na escola apaixonou-se pelo atletismo. Desde logo pelos saltos.
Iniciou-se no desporto escolar na disciplina de salto em altura. A sorte esteve do seu lado quando conheceu João Ganço, o seu professor de Educação Física e o seu treinador de sempre.
O técnico viu em Nélson um jovem diamante por lapidar e convenceu-o a dedicar-se aos saltos horizontais - comprimento e triplo - com resultados imediatos.
Em 2003, com 18 anos, sagrou-se campeão da Europa Juniores, o ano passado foi campeão mundial em Osaca, com uma marca de 17,74.
Sagrou-se, esta quinta-feira, campeão olímpico do triplo salto com uma marca de 17,67 metros.»
Fonte (texto e fotografias): Jornal de Notícias
texto completo em
2 comentários:
Olá António,
Você fez uma bonita selação de fotos e textos sobre os atletas olímpicos!! Parabéns aos vencedores e principalmente àqueles que particiáram com força de vontade.
Beijos - tenha uma linda semana.
Obrigado, Madalena. E desculpe não responder aos seus comentários nem passar pelo seu blogue: é porque durante estes últimos dias de Agosto estou com maiores dificuldades par aceder à internet.
Beijos
A.V.
Enviar um comentário